04 DE JUNHO DE 2020

ANATER elabora Cartilha de Orientação para prevenção ao coronavírus voltada para os agricultores rurais


Mariana
12 de maio de 2020


A produção, circulação e comercialização de alimentos são serviços considerados essenciais na pandemia do novo coronavírus. Por isso, mesmo com as restrições de contato social, os agricultores familiares continuam trabalhando para levar os melhores produtos para a mesa dos marianenses. Pensando na segurança do agricultor familiar, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER, elaborou uma Cartilha de Orientações de prevenção.

O documento foi idealizado tendo como base as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde - OMS. De forma didática, a cartilha explica o que é o vírus, os meios de contágio, quais são os sintomas da doença e como se proteger. Em seguida, ela traz orientações específicas voltadas para os cuidados com os colaboradores e a propriedade. 

Segundo algumas medidas de prevenção do documento, deve ser distribuído álcool em gel 70% para os colaboradores, os mesmo não devem dividir carona nos veículos e nem compartilhar objetos de uso pessoal. Além disso, portas e janelas dos ambientes devem ser mantidas abertas. Pisos, corrimãos e banheiros precisam ser higienizados com álcool 70% ou solução de água sanitária. A cartilha também propõem que seja adotado turnos de trabalho para reduzir o número de pessoas trabalhando ao mesmo tempo. 

Para proteger a propriedade rural, o documento orienta que o agricultor suspenda o recebimento de produtos que não sejam necessários no momento, caso isso não seja possível, os artefatos devem ser higienizados antes de entrar na propriedade. Na hora da entrega, caminhoneiros e outros prestadores de serviços devem permanecer no interior dos veículos. 

Ainda não existe uma vacina contra o novo coronavírus, a prevenção é o melhor remédio. Dessa forma, seguir essas recomendações é essencial para impedir o contágio e manter a saúde dos colaboradores e de todos envolvidos com a agricultura familiar. 

Leia a cartilha completa no site da Prefeitura de Mariana (mariana.mg.gov.br). 

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS