04 DE JUNHO DE 2020

Pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial começa hoje (18)


Brasil
18 de maio de 2020


Cerca de 50,4 milhões de pessoas estão inscritas no programa

Por Glauciene Oliveira

A Caixa Econômica Federal começará a pagar a segunda parcela do Auxílio Emergencial a partir desta segunda-feira (18). O calendário de pagamento está dividido conforme as datas habituais de recebimento para quem integra o Programa Bolsa Família e de acordo com o mês de nascimento para as demais pessoas que têm direito a receber o benefício. 

Ao todo, cerca de 50,4 milhões de pessoas estão inscritas no programa. O auxílio de R$ 600 é pago à trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos  no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e no Bolsa Família.

Os primeiros a receber a segunda parcela são os beneficiários do Programa Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. O crédito segue sendo feito nessa ordem, de um NIS por dia, até o número zero, que será pago no dia 29 deste mês. 

Pagamento nas Contas Digitais

A partir da próxima quarta-feira (20) começa o crédito nas contas sociais digitais da Caixa para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que não estão no grupo do Bolsa Família. O pagamento seguirá essa lógica, de dois meses por dia até o dia 26 de maio.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que as pessoas beneficiadas com o Auxílio Emergencial que não estão no Programa Bolsa Família terão a Conta Social Digital aberta gratuitamente pelo banco. “Fora do Bolsa Família, todas as pessoas terão uma conta digital aberta e receberão o benefício por ela. Isso é um passo eficiente para as políticas públicas. Estamos deixando um legado que vai além destes meses”, destacou. 

De acordo com Pedro, para evitar aglomerações nos bancos e nas lotéricas, os recursos nas Contas Sociais Digitais estarão disponíveis, em um primeiro momento, apenas para o pagamento de contas, de boletos e para compras por meio de cartão de débito virtual. “Fizemos esse novo esquema para simplificar, para que assim as pessoas entendam de uma maneira mais fácil quando e como elas vão receber e evitem aglomerações”, explicou. 

Saques

Já o calendário para saques da segunda parcela é diferente do calendário do crédito nas contas digitais. O início da movimentação do dinheiro em espécie será 30 de maio, para os nascidos em janeiro. No dia 1º de junho, os saques serão permitidos para quem nasceu em fevereiro, seguindo nessa ordem até 13 de junho para os nascidos em dezembro.

Prazo de inscrição

As pessoas que atendam aos critérios para receber o auxílio têm até o dia 02 de julho para fazerem o cadastro. Até essa data o beneficiário terá direito à receber o valor referente às três parcelas (R$1.800).

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS