03 DE JUNHO DE 2020

Nova etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa em todo o Brasil


Brasil
19 de maio de 2020


A última fase segue até o dia 6 de junho e tem como foco professores e adultos de 55 a 59 anos de idade

Por Glauciene Oliveira 

A segunda fase da 3ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 teve início nesta segunda-feira (18) em todo o Brasil. A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Na Região dos Inconfidentes a imunização também já começou a ser aplicada.

Nesta etapa, que segue até o dia 6 de junho, a imunização tem como foco principal os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. Já a primeira etapa da 3ª fase da campanha teve como público-alvo pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os estados estão abastecidos para continuação da campanha. Até o momento, 63,2 milhões de doses da vacina já foram distribuídas aos estados para garantir a imunização. No total, o governo investiu R$ 1,1 bilhão na aquisição de 79 milhões de doses da vacina para as três fases. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 5 de junho e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos.

A Secretaria de Saúde de Ouro Preto informou que, até o dia 6 de abril, foram vacinados 11.484 idosos, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de promover a imunização de 90% dos idosos, ou seja, 7.870 pessoas em Ouro Preto, segundo os dados do IBGE. Além dos idosos, a campanha também já vacinou 1.441 trabalhadores da Saúde e outras 1.922 pessoas dos demais grupos prioritários. Com um total de 14.847 doses aplicadas no município.

A vacinação da terceira etapa acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Em Mariana, até o momento foram vacinadas 16.935 mil pessoas, número que representa 87% da meta total na cidade que é atingir 19.465 mil cidadãos. Nesta última fase, a vacina será aplicada de segunda a sexta-feira, durante todo o dia, na Central de Vacinação e nas UBS da cidade. Já no sábado (23), a imunização será oferecida a partir de 8h30 na Central de Vacinação e na Praça do bairro Cabanas. Os públicos das outras etapas que ainda não foram imunizados também podem comparecer aos postos de vacinação para receberem a dose.

Já na cidade de Itabirito, até o momento, foram administradas 7.216 doses da vacina contra influenza. As doses estão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Coronavírus

O Ministério da saúde destaca que a vacina não é imunizante contra o Coronavírus (COVID-19), porém continua sendo de suma importância, principalmente para os grupos de risco, pois é uma estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno e assim auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o Coronavírus, que apresenta sintomas parecidos com os de uma gripe normal.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS