02 DE JULHO DE 2020

Inep prorroga as inscrições do ENEM até a próxima quarta (27)


Mariana
25 de maio de 2020

A taxa para participação é de R$ 85 e deve ser paga até o próximo dia 28

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (27). A taxa para participação é de R$ 85 e deve ser paga até o próximo dia 28.

As provas do Enem 2020 foram adiadas por conta da pandemia do novo coronavírus na última sexta-feira (22) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou o aumento do prazo.

De acordo com o Inep, as datas de realização do exame serão definidas após enquete que será feita com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. Em nota, o instituto disse que "vai realizar uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame. No entanto, para que todos os procedimentos preparatórios sejam cumpridos, faz-se necessário concluir o processo de inscrição".

Isenção da taxa

Os candidatos que não pediram isenção da taxa de inscrição, mas se encaixam em um dos critérios para receber o benefício, terão direito mesmo sem a solicitação.

Será isento o participante que: esteja cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública de ensino; tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada ou declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Novidades e novo formato

A partir deste ano o Enem será realizado de duas formas distintas, impresso ou digital. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.  O Ministério da Educação informou que foram contabilizadas 5.151.868 pessoas inscritas, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital.

A estrutura das duas modalidades será a mesma. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. No segundo será a vez das questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha e durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira, entre inglês e espanhol.

Nesta edição, será obrigatória a inclusão de uma foto do candidato no sistema, que deverá ser utilizada como forma de identificação no momento da prova.

Além disso, há novidades para os portadores de deficiências. Os participantes cegos ou surdocegos poderão usar leitor de tela, as lactantes que levarem o bebê e a pessoa acompanhante para a aplicação terão 60 minutos adicionais para fazer as provas, os autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas e as redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile, todos mediante a solicitação.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS