02 DE JULHO DE 2020

Itabirito e Santo Antônio de Pádua


A cidade e Eu
16 de junho de 2020


Por Elson Cruz

DIA 13 DE JUNHO é dedicado a Santo Antônio, confessor e doutor da Igreja, falecido em Pádua, Itália, em 1231. Quase oito séculos separam sua morte do momento em que vivemos, ou mais precisamente 789 anos. Ficou também conhecido como Santo Antônio de Pádua, por ter vivido nesta cidade Italiana. É um dos Santos mais conhecidos e populares do mundo. Talvez, tanto quanto São Francisco. Nasceu em Lisboa, português da gema, mas, depois de ser algum tempo Agostiniano, ingressou na Ordem Franciscana da qual foi um dos maiores expoentes.

Pregou na Itália e na França, conseguindo milhares de conversões. Combateu arduamente a heresia dos cátaros e patavinos dominantes no seu tempo, pelo que o chamavam de “incansável martelo dos hereges”. Não apenas os combatia do púlpito pela pregação, mas também por meio de milagres espantosos.

SABIA de cor quase todos os Escritos Sagrados (A Bíblia) e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens. O mais admirável é o fato de que viveu apenas 36 anos de idade. Dizem que sua língua, que tanto pregara a palavra de Deus, foi preservada da corrupção e até hoje é venerada num relicário, em Pádua.

Santo Antônio, escreveram seus biógrafos, foi também cognominado de “O doutor evangélico”. Isto, como refleti no início, devido ao seu altíssimo conhecimento das Escrituras Sagradas, que na verdade retratam todos os tipos de conhecimento humano, dentro de uma perspectiva divina.

Nossa cidade, Itabirito, sedia a Escola denominada Instituto Santo Antônio de Paula, vulgo ISAP, que é uma “entidade educacional que oferece o Ensino Regular, com modernas concepções de educação, envolvendo professores, ministrando ensino fundamental, médio, infantil”. À noite funciona como universidade à distância em convênio com a UNOPAR (Universidade Norte do Paraná). Oferece ainda, como opção extracurricular, aulas de ballet, escolinha desportiva e projetos sociais de ajuda Comunitária. É dirigido pelas Irmãs Alcantarinas, que chegaram ao Brasil em 1932, e visavam educação integral, pautada nos princípios cristãos e fundamentada na espiritualidade franciscana.

Parece-me que o ISAP foi fundado em 1932, sempre orientado para a educação integral, por isso já atingiu com bela comemoração seus 70 anos, inclusive com “A Cápsula do Tempo”, criação do meu amigo diretor Renilson!

Santo Antônio é um santo universal. Gozava do fenômeno “bilocação” (estar em dois lugares simultaneamente, para inocentar o próprio pai, injustamente acusado de assassinato. Grande pregador da Idade Média. Canonizado pelo Papa Gregório IX, aos 30.05.1232, apenas 2 anos após sua morte.

ITABIRITO se vangloria de desfrutar da presença educacional das Irmãs Alcantarinas, cujo modelo-mor é Santo Antônio, titular da Escola, hoje, no centro da cidade que se constitui como um dos educandários mais expressivos, importantes e procurados pelos jovens de nossa comunidade.

Nela há ensino competente, atualizado, acessível, bem administrado, formando jovens para competirem com segurança nos vestibulares das principais carreiras que buscam enfrentar. Tenho exemplos vivos e triunfantes disso, em minha própria família, como testemunho ocular da história deste exemplar centro de educação e formação cultural, ético e moral. Esta Escola é um passo seguro para a Universidade! Desta para a vida profissional. E, desta para o mundo contemporâneo, que exige conhecimento amplo e consistente com base sólida e atualizada.

Tudo isso com as bênçãos de Santo Antônio! 

Veja mais


A cidade e Eu
30 de jun de 2020
Redução da maioridade penal...

A cidade e Eu
23 de jun de 2020
Merecida homenagem a José Farid...












ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS