02 DE JULHO DE 2020

Todos contra o racismo


Artigos
19 de junho de 2020


Nos últimos anos, pautas de defesa de direitos de indivíduos e grupos que durante séculos foram marginalizados institucionalmente, têm ganhado força e uma maior adesão. Embora estejamos muito longe do ideal, seria hipocrisia não reconhecer que a questão dos direitos das mulheres e da livre orientação sexual, por exemplo, tem avançado, ainda que muito lentamente.  E agora, com as manifestações em todo o mundo acontecidas após o assassinato do estadunidense George Floyd, a luta contra o racismo tem ganhado visibilidade.

No Brasil as manifestações contra o racismo tem acontecido já há três semanas, em várias capitais e com a união das mais diversas etnias. Essa importante pauta social começa, então, a ganhar as ruas como uma bandeira de todos, não apenas de quem sofre os efeitos do racismo.

E Ouro Preto, uma cidade que foi construída pelo trabalho escravizado dos negros e que é a segunda cidade do Brasil com maior população proporcional de pretos e pardos - 70% dos moradores - não pode ficar de fora desta luta. Por isso, seguindo o que já tem acontecido em grande parte do território nacional, o Coletivo Ouro Preto convida toda a população da sede e dos distritos para um grande ato contra o racismo.

Nesse momento em que o coronavírus têm se espalhado por Ouro Preto com um número crescente de novos casos de contaminação, nosso coletivo defende veementemente o afastamento social. Desta forma, nossa manifestação será virtual.

Nossa intenção é realizar projeções em monumentos da cidade de rostos de pessoas que se posicionem a favor de nossa luta. Sendo assim, se você é uma dessas pessoas, envie sua foto através de nossa página facebook.com/coletivooutropreto.

Todos contra o racismo! Uma luta mundial, do Brasil, e também de Ouro Preto.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS