06 DE JULHO DE 2020

Servidores do Parque Ecológico de Itabirito aprendem a fazer tinta a partir de pigmentos naturais


Itabirito
19 de junho de 2020


Oficina foi uma releitura baseada nos ensinamentos do artista plástico Frans Krajcberg que viveu na região de Itabirito na década de 1960

Os Educadores Ambientais do Parque Ecológico de Itabirito receberam por meio do historiador da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, professor Carlos Carmo, a oficina que ensina a fazer tinta a partir de pigmentos naturais. “Achamos uma ótima oportunidade levar a oficina ao Parque e fazer uma releitura baseada nos ensinamentos do artista plástico polonês Frans Krajcberg que fazia tintas para suas obras de arte com pigmentos naturais da região”, explica o professor Carlos. 

Os educadores aproveitaram as tintas para embelezar bancos, vasos, colunas e paredes das dependências do Parque. “Nessa oficina, tivemos a oportunidade de aprender novas maneiras de usar recursos naturais e, com o resultado, colorimos o Parque, transformando-o em um lugar ainda mais alegre e acolhedor”, destaca Bruna Assis, educadora ambiental que trabalha no Centro de Educação Ambiental, localizado no Parque Ecológico. 

“Essa oficina tem viés ambiental importante. Você usa fragmentos do solo da região para a fabricação das tintas com diversas cores a depender do tipo daquela rocha e solo, conseguindo cores diferenciadas”, enfatiza Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

A partir desta oficina, a ideia é levar esse conhecimento para outros públicos, como os alunos das escolas municipais e instituições públicas. “Já estamos programando produzir mais tintas com esses pigmentos naturais para pintar a fachada do parque e portaria principal, dar manutenção nos brinquedos e no meio fio da pista de caminhada. É uma atitude ecologicamente correta. Estamos valorizando as características geológicas e pedológicas da região e reaproveitando os materiais. Fico feliz com a atuação dos educadores do parque e, quando for possível, mais pessoas poderão ser capacitadas”, destaca Frederico.  

Aprenda a fazer a tinta

Materiais - picareta, peneira, liquidificador, bacia, sacolas, potes, pinceis, água e cola branca.

Modo de fazer - Identificar um local de fácil acesso que não tenha cobertura vegetal. Visualizar a coloração desejada. Após escolha do local, retire a terra com a picareta e coloque em uma bacia. Penere a terra, retirando as pedras e raízes, espalhe e deixe secar sobre um plástico. Feito isso, triture a terra seca no liquidificador, até que fique o mais fina possível. Em um pote, coloque uma xícara de chá de terra, uma xícara de chá de água e uma xícara de chá de cola. Misture tudo até ficar homogêneo. A tinta está pronta! Pode ser usada para artesanatos em geral, como pintar vasos, decorar quadros e paredes.

Quem foi Frans Krajcberg

Frans Krajcberg foi um escultor, pintor, gravador e fotógrafo polonês, que nasceu em 1921 e foi naturalizado brasileiro em 1957. Autor de obras que têm como característica a exploração de elementos da natureza, destaca-se pelo ativismo ecológico, que associa arte e defesa do meio ambiente. Em 1964, instala um ateliê em Itabirito (Cata Branca). Morreu em 2017, no Rio de janeiro, aos 96 anos.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS