06 DE JULHO DE 2020

Prefeito visita obras da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar


Mariana
22 de junho de 2020
Crédito: Pedro Ferreira

Na manhã de quinta-feira (18) o prefeito Duarte Júnior e o Arcebispo de Mariana Dom Aírton José dos Santos visitaram as obras de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar. Na ocasião, a arquiteta responsável pela obra e a engenheira civil, deram os detalhes dos trabalhos que já foram realizados e o que ainda estão em conclusão. Acredita-se que a Casa do Conde de Assumar, onde será instalado o Museu da Cidade de Mariana, seja entregue até setembro e a Igreja de São Francisco de Assis, até dezembro de 2020.

Após as obras civis, será realizada a restauração dos elementos artísticos nos dois monumentos históricos tombados.

Para o prefeito Duarte, a recuperação da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar, será uma grande conquista para os marianenses: “Valeu a pena todo o empenho do município para fazer a sua parte e buscar os meios capazes para restaurar e preservar estas duas grandes obras no coração do Centro Histórico de Mariana”, ressaltou.

Os recursos para as obras foram conquistados junto ao BNDES e a Vale, numa parceria entre a Arquidiocese de Mariana, Prefeitura Municipal e o Instituto Pedra. Os valores são da ordem de R$ 15 milhões.

Participaram também da visita o secretário de Cultura, Efraim Rocha, o Ecônomo da Arquidiocese, Padre Darci Fernandes Leão, o Pároco da Catedral, Cônego Nedson Pereira de Assis, o Vigário Paroquial, Padre. Fabiano Milione, além da coordenadora em Mariana do PAC - Cidades Históricas, Anna de Grammont.

CASA DO CONDE DE ASSUMAR - Uma das principais construções históricas da cidade de Mariana. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a casa foi construída para moradia do então governador da Capitania de Minas Gerais e São Paulo — o Conde de Assumar —, a Casa encontrava-se em estado precário antes do início das obras.

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Construída por iniciativa da Ordem Terceira de São Francisco, entre 1762 e 1794, a Igreja conta com fachada e elementos ornamentais (como púlpito, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor) de autoria de Aleijadinho e pinturas artísticas de Manuel da Costa Ataíde. Com traços característicos do período Barroco, a Igreja era um dos monumentos mais visitados de Mariana até sua interdição, devido ao risco de arruinamento.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS