02 DE JULHO DE 2020

Merecida homenagem a José Farid


A cidade e Eu
23 de junho de 2020


Por João de Carvalho

NESTA SEXTA-FEIRA 26 de Junho, acontece a inauguração da Avenida José Farid Rahme, tão esperada e desejada pela população do município de Itabirito. Isto se realiza no Governo do Prefeito Orlando Caldeira, que ousou continuar a obra, apesar dos limites impostos pelo impiedoso, verdadeiro “carrasco humano” chamado Coronavírus, apelidado de Covid-19.

Em apenas um ano de seu mandato, num momento em que o distanciamento é necessário para evitar que a pandemia se espalhe ainda mais, dedicou-se a concluir esta obra, realizando o sonho dos itabiritenses. Nossa esperança é que logo, logo, possamos transitar livremente, sem o vírus.

O HOMENAGEADO foi empresário, conhecido por todos, cujos caminhos do comércio fazem parte especial e progressista da família Farid, desde a chegada em Itabirito com Maria e Farid, cuja memória está bem registrada no livro que rememora este casal de origem libanesa, que se tornou brasileiro de coração.

“O comércio esteve na trajetória do casal Maria e Farid desde sua chegada a Itabirito, seja trabalhando com o irmão José Aziz, seja na atividade comercial desempenhada por Farid como mascate. O primeiro empreendimento do casal foi a Casa da Concorrência, que se localizava inicialmente na Praça Cel. Baeta e que, mais tarde, passa a funcionar na Praça Dr.Guilherme, nº 115. Até o ano de 1958, a Casa da Concorrência funcionava de modo informal. A institucionalização do estabelecimento foi um passo importante, sinal de amadurecimento comercial da empresa, assim como da melhoria da condição de vida do casal”.

CONHECI MELHOR e mais aproximadamente o casal José Farid e Georgette, entre os mais antigos de Itabirito. José era a encarnação viva do espírito afinado com a atividade comercial. Foi um dos principais dirigentes da ACIAI, inclusive como promotor central do edifício desta gloriosa entidade representativa do comércio da terra dos Aredes. Foi também, hábil e laborioso empresário do comércio varejista de supermercados quer como proprietário quer como atuante diariamente em dinâmico comércio.

Lembro-me também do casal José e Georgette, como membros e cofundadores do Lions clube de Itabirito, onde sempre primaram pelo espírito e trabalho leonístico. Entre os múltiplos e grandes destaques que o José Farid Rahme recebeu, destaco estes dois: Primeiro a “Medalha da Inconfidência, no dia 21 de abril, em solenidade realizada na Praça Tiradentes em Ouro Preto, o itabiritense José Farid Rahme recebeu a Medalha da Inconfidência. Foram condecoradas 173 pessoas que mais contribuíram com o engrandecimento e o prestígio de Minas Gerais. O evento contou com a presença de Itamar Franco, Governador do Estado, do vice Newton Cardoso e outras autoridades”. Segundo, seu nome identificando a Avenida inaugurada hoje em nossa cidade.

ENFIM, do meu isolamento forçado, aplaudo de pé este acontecimento!

Veja mais


A cidade e Eu
30 de jun de 2020
Redução da maioridade penal...

A cidade e Eu
16 de jun de 2020
Itabirito e Santo Antônio de Pádua...












ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS