06 DE JULHO DE 2020

Asfalto vai transformar realidade de Santo Antônio do Salto e moradores já vislumbram aumento do turismo pós-pandemia


Ouro Preto
26 de junho de 2020
Foto: Ane Souz

Santo Antônio do Salto é um distrito de Ouro Preto que impressiona pela beleza de sua paisagem. Porém, as más condições da estrada que liga a sede ao distrito, principalmente no período chuvoso, impedem que esta maravilha esteja ao alcance de todos. Esta realidade já está sendo transformada. A Prefeitura deu início às obras de asfaltamento que vão melhorar as condições de acesso, melhorando também a qualidade de vida dos moradores.

“Serão asfaltados 6 quilômetros numa primeira etapa. Garantia de mais segurança para as pessoas que moram em Santo Antônio do Salto”, comemora o prefeito Júlio Pimenta.

Moradores que antes enfrentavam dificuldades vão desfrutar os efeitos positivos da chegada da pavimentação.

O investimento vai trazer impacto na economia e no bem-estar da população. Heloísa de Fátima Moutinho é proprietária de uma pequena pousada e um restaurante em Santo Antônio do Salto. Ela também participa ativamente das atividades culturais do distrito e é uma grande batalhadora pelas melhorias para a comunidade. “Isso nos alegra muito. Complementa as grandes conquistas que já alcançamos. É fruto de muito diálogo do povo com seus representantes. Todo mundo está muito satisfeito com essa obra. Vai somar para o desenvolvimento do distrito. Crianças já nasceram no caminho, com dificuldade de chegar ao hospital pela precariedade da estrada. Quero parabenizar o executivo por essa resposta à nossa comunidade. Nenhum prefeito até hoje teve a coragem de iniciar esse asfalto”, disse ela.

Santo Antônio do Salto têm três grandes festas tradicionais. A do padroeiro Santo Antônio, a das mães e a do festival de culinária. “A comunidade pode se preparar e começar a investir. O asfalto vai consagrar o Salto como pólo indutor de turismo”, complementa Heloísa.

O presidente da associação de moradores, Vicente Ribeiro, mora no Salto há mais de 20 anos e concorda que o asfalto vai impulsionar o turismo. “Vai ser uma melhoria em todos os sentidos. Além das festas tradicionais, o carnaval também vem crescendo muito no distrito. Então com o asfalto teremos mais turistas, gerando renda e trabalho. Temos muitos jovens desempregados, que terão opção de emprego. Desde 2012, a associação batalha pela melhoria da estrada. Quando chove, é muito barro, quando não chove, poeira e buraco. Dificulta o tráfego. Com o asfalto vai ser excelente, uma melhoria enorme para a comunidade”, finaliza.

Benvindo Moutinho, morador do distrito também comemora. “Essa obra é de uma importância muito grande. É uma espera de anos. Nota 9 para este início, aguardando o final para dar 10”.

O asfalto vai beneficiar ainda os estudantes do distrito que precisam se deslocar para Ouro Preto e chegam a ficar sem aulas no período chuvoso por falta do transporte. “Sempre morei aqui, é um grande avanço. A gente sempre lutou por esta conquista. Vai agregar muito. Quando chove é muito barro. Com o asfalto vai melhorar bastante para a gente. Saúde, escola. Todo mundo vai ser beneficiado”, conta o estudante Fernando Xavier Tomás, que mora ao lado do posto de saúde.

É a melhor coisa que está acontecendo para a comunidade do Salto. Há mais de trinta anos estamos aguardando por isso. Estou muito satisfeito. Utilizo esta estrada toda semana, e preciso fazer manutenção no carro constantemente. Muito barro, poeira e buracos, que agora vão terminar”, diz Vicente de Paulo da Costa Reis, que mora em Ouro Preto e tem familiares no Salto.

“A Prefeitura não está realizando obras, está realizando sonhos”, definiu Vicente.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS