06 DE JULHO DE 2020

Esporte Clube 29 de junho completa 80 anos


Mariana
30 de junho de 2020


Por Glauciene Oliveira

O time de futebol Esporte Clube 29 de Junho, do distrito de Passagem de Mariana, completou 80 anos de fundação nesta segunda-feira (29). O clube foi fundado em 1940, pelo então diretor da Cia Mina de Passagem, Dr. Júlio Guimarães, no dia de seu aniversário, como conta o atual presidente do clube, Leny Horta de Carvalho. “Já existia um time de futebol aqui no distrito, fundado pelo seu filho Júlio Vitor Guimarães, o União Passagense, então o pai também fundou o Esporte Clube 29 de junho no dia do seu aniversário, 29 de junho de 1940”, disse.

Leny faz parte do time desde sua infância. Ele relata que se sente muito feliz e realizado ao ver o clube completar 80 anos de fundação, dedicação, história e sucesso.  “Faço parte deste clube desde muito tempo, fui jogador do juvenil, membro do conselho, diretor de patrimônio e hoje estou como presidente no mandato de 2018 a 2021 e posso ser reeleito para mais um mandato. Esse time é muito importante para mim e toda comunidade, que venham muitos outros anos”, destacou.

Por conta do isolamento social, devido à pandemia do COVID-19, a diretoria não realizou a tão esperada festa de comemoração. “Por conta da pandemia não podemos realizar a festa do jeito que gostaríamos, mas fizemos o possível para essa data tão importante não passar em branco. Através de vídeos homenageamos o clube, contando sobre sua história e seus membros”, explicou. 

Trabalho Social

O presidente relata que além da promoção do esporte e lazer na região, o clube é responsável também por realizar um trabalho social efetivo. “Em 2018, criamos o Natal Solidário, que nos rendeu 480 kg de alimentos que foram doados para APAE de Mariana e para as famílias carentes da região. Já em 2019, arrecadamos 20 cestas e entregamos para 20 famílias do nosso distrito”, conta.

Ele destaca, ainda, que o clube tem um importante papel social na formação de cidadãos. “O futuro está nas nossas crianças. Através do futebol podemos trabalhar na evolução dos jovens em todos sentidos, educação, respeito e humildade”, afirmou.

Futuro

Leny conta que durante todos esses anos o clube enfrentou alguns desafios, mas que seu legado sempre se manteve de pé. “O maior desafio para mim hoje e ter um time competitivo, pois o futebol amador não costuma investir em categorias de base, por isso ficamos sem jogador preparado nos clubes, mas acredito que estamos no caminho certo”, salientou.

De acordo com presidente, atualmente, o clube está investindo em melhorias na infraestrutura de sua sede. “Nosso clube vem melhorando suas dependências para fazer de sua área um local de amizade, lazer, educação e solidariedade, sempre com muita humildade de toda sua diretoria”, ressaltou.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS