08 DE AGOSTO DE 2020

Estamos todos no mesmo barco XVII


Ponto de Vista do Batista
01 de julho de 2020


Por Nylton Gomes Batista

Infelizmente, passada a barreira do milhão de contaminados e das cinquenta mil mortes, em território nacional, nenhuma evidência de arrefecimento se detecta no avanço da COVID-19, que atinge cento e oitenta e oito países. Pensava-se, inicialmente, que o Brasil seria menos atingido, em decorrência de fatores diversos, entre os quais o tempo de preparo, enquanto se observava como o problema era enfrentado lá fora.

O que se viu foi o contrário, não obstante os esforços dos profissionais da saúde, muitos dos quais vítimas fatais da doença. A população atingida pelo medo do novo coronavírus e pelo cruel impacto na economia, perda do emprego, aumento de preços e falta de recursos, entre os mais pobres, até para aquisição do básico, chegou a atender às recomendações para fugir à doença. Estava extremamente difícil conviver com a situação, mas, o “fique em casa” chegou a ser obedecido; deixando as ruas vazias de gente e de veículos; transformando conjuntos urbanos, desde pequenas localidades até metrópoles, em cidades fantasmas. Teria assim continuado, se não entrasse em cena outra praga, a política partidária, mal social presente em todo o mundo, porém mais evidente no Brasil. Não confundir esse tipo de política com a Política (com P maiúsculo), que pode ser definida como arte ou ciência da organização, direção e administração de comunidades humanas, reunidas em localidades, cidades, estados ou nações.

A verdadeira Política visa os interesses do todo, sem distinções. A política partidária visa interesses de grupo(s), em detrimento dos discordantes do(s) partido(s) dominante(s). É essa política partidária, também conhecida como “politicagem”, “politicalha”, “politiquice” que forma a base desse sistema político, arcaico, ineficiente, enganador, corrupto, que finge governar, mantendo o Brasil atrasado e o bem-estar longe do povo mediante políticas injustas, em todos os sentidos.
Dessa inversão de valores entre um e outro conceito, espertos já se valem para emitir o que chamam moderna definição. Segundo esses espertos, política seria meramente “ato de buscar exercer o poder dentro de uma nação.” Ora, isso achincalha, de vez, o conceito de política; joga na lata do lixo o direito de a sociedade, como um todo, discutir, debater e buscar soluções, porque um ou grupos associados querem governar a seu modo. É uma definição canalha, própria de canalhas!

Pois bem; voltando à situação atual, a população seguiu o “fique em casa”, mas, a briga de foice entre partidos e grupos ideológicos tirou de foco saúde e vida, bens mais preciosos da pessoa e da coletividade, em qualquer situação, mas sob riscos com a pandemia em curso. Vontade acima da lei chegou a prevalecer sobre o direito de um ou outro pacato cidadão quedar-se, isolado na praça, ou circular sozinho, como forma de salutar exercício. Enquanto isso acontecia, de um lado, do outro, grandes aglomerações sob pretexto de bailes funks se formavam e ainda se formam, para desespero da vizinhança, que não dorme, e da coletividade, cada vez mais ameaçada de contaminação pelo novo coronavírus. Cidadãos inocentes são presos e algemados; marginais promovem arruaças e nada lhes acontece de parte da lei. Foi assim que, nas grandes cidades, o povo, completamente desalentado e indignado com a politicagem, incompetência e falta de autoridade, voltou às ruas. Ficar em casa? Como? Se tudo lhe falta! Engraçado para eles (governantes), mas cruel e triste para o povo, é que ninguém mais morre de outra doença, acidente ou homicídio; é tudo culpa da COVID-19. Por quê? E o sofrimento das famílias é aumentado pelas visitas proibidas e velórios reduzidos no tempo e em presenças.

Confirma-se o princípio de que os justos pagam pelos pecadores. Os políticos e governantes erram, mas, quem sofre é o povo.

PARTIDOS POLÍTICOS JÁ FIZERAM MAL DEMAIS À HUMANIDADE!

Veja mais


Ponto de Vista do Batista
04 de ago de 2020
Estamos todos no mesmo barco XXII...

Ponto de Vista do Batista
29 de jul de 2020
Estamos todos no mesmo barco XXI...












ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS