08 DE AGOSTO DE 2020

Itabirito participará de treinamento com técnicas suecas de gestão de resíduos


Itabirito
10 de julho de 2020
Primeira reunião do curso aconteceu de forma on line

Ao todo sete prefeituras e oito consórcios participam do curso. Itabirito foi à única cidade de Minas selecionada

Itabirito foi a única cidade de Minas Gerais selecionada para participar da capacitação oferecida por profissionais da agência ambiental da Suécia (Swedish EPA) sobre técnicas para disposição de resíduos. A atividade é oferecida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe. “Itabirito foi selecionado por já ter um plano de gestão de resíduos sólidos e intenção de promover uma revisão desse plano, que deverá ser aprovado por lei. Ao final, o município realizará um treinamento para capacitar municípios vizinhos, afim de que adotem boas práticas na gestão de resíduos sólidos”, destaca Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente.

Itabirito foi escolhida a partir de um edital aberto pela Abrelpe chamando municípios e consórcios para se capacitarem na elaboração de planos municipais de gestão de resíduos sólidos. “A oportunidade se mostra pertinente, visto que o congresso acabou de aprovar o Marco Regulatório do Saneamento Básico, que estipula metas para adoção de ações municipais para gestão de resíduos sólidos, tratamento de esgoto e abastecimento hídrico. Itabirito sai à frente dos demais municípios do estado em relação ao meio ambiente” enfatiza Frederico.

O curso também oferece uma visita técnica a Estolcomo, na Suécia em 2021. Lá os alunos vão conhecer as melhores práticas do mundo em relação à gestão desses resíduos. Ainda estão previstas visitas a São Paulo e Brasília.

O programa

Das mais de 40 candidaturas recebidas para a capacitação, entre prefeituras e consórcios, 15 delas foram selecionadas por atenderem aos requisitos indicados no edital publicado pela Abrelpe. Sete prefeituras e oito consórcios foram selecionados.

O programa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa), com acompanhamento do Ministério do Meio Ambiente.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS