08 DE AGOSTO DE 2020

Prefeito de Mariana vai à Inglaterra participar de audiência contra mineradoras envolvidas no rompimento da Barragem de Fundão


Mariana
14 de julho de 2020


O atual vice-prefeito, Newton Godoy, assume, interinamente, o cargo de chefe do poder executivo por cerca de 18 dias

Por Glauciene Oliveira

Nesta terça-feira (14), o Prefeito de Mariana, Duarte Júnior, viaja para a Inglaterra representando a cidade em mais uma audiência da “Ação Mariana”, processo judicial internacional contra as mineradoras acionistas da Samarco envolvidas no rompimento da Barragem de Fundão, BHP Billiton e Vale.  Devido a isso, o atual vice-prefeito, Newton Godoy, assume, interinamente, o cargo de chefe do poder executivo por cerca de 18 dias.

A ação judicial impetrada tem como objetivo uma indenização compensatória no valor R$ 1,2 bilhões. Além de Mariana, Duarte representará os demais municípios mineiros e capixabas atingidos pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, que aconteceu em 2015.

Nesta nova audiência a justiça Inglesa decidirá se há ou não jurisdição para que o país, onde está a sede da BHP Billiton, assuma o processo. Duarte afirmou que caso o resultado seja positivo, Mariana e os demais atingidos poderão ser beneficiados de forma mais rápida e com um maior montante, já que o valor da ação que tramita no Brasil é menor. “Minha expectativa está lá em cima, estou muito confiante. Se a jurisdição for aceita existe uma grande possibilidade de acontecer um acordo, mas caso não aconteça a gente tem a convicção de que com 2 ou 3 anos a ação será julgada”, acrescentou.

O prefeito criticou a atuação das empresas no município e afirmou que está insatisfeito com o trabalho da Fundação Renova, por isso ele julga de extrema importância que a ação seja julgada pela justiça do Reino Unido.  “A gente não pode permitir que as duas maiores mineradoras do mundo não paguem Mariana como estão pagando outros municípios. Elas estiveram aqui extraindo nossas riquezas por muito anos e precisam dar um retorno, até agora muito pouco foi entregue. Eles precisam respeitar a história de Mariana e o povo marianense”, destacou.

Devido às medidas de prevenção ao COVID-19 estabelecidas pelo governo da Inglaterra, Duarte passará 14 dias em isolamento antes da audiência. O prefeito explicou que o município não arcará com as despesas da viagem, pois todos os gastos serão cobertos pelo escritório de advocacia que representa Mariana e os demais atingidos. 

Prefeito Interino

Durante o período de ausência de Duarte, quem assumirá o cargo de chefe do executivo é o atual vice-prefeito, Newton Godoy. Du afirmou que Newton terá total autonomia para dar sequência ao seu mandato. “Ele sabe como fazer as coisas. Estou confiante que nesses 18 dias as pessoas não sentirão minha falta, pois confio na competência dele”, disse.

Newton também reafirmou que está confiante. “É com muita honra que eu estarei assumindo o mandato do prefeito uma vez que ele viaja representando Mariana em uma ação tão importante. Espero poder dar continuidade ao trabalho que ele vinha realizando e entregar a cidade para ele pelo menos como ela estava”, salientou.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS