08 DE AGOSTO DE 2020

Itabirito na rota do asfalto


Itabirito
15 de julho de 2020
Recapeamento nos Portões

Tapa-buracos percorre bairros e distritos do município. Asfaltamento e melhorias em estradas também contemplam zona rural

Por Alexandre Farid 

A Prefeitura faz reparos constantes nas ruas e avenidas do município, por meio do tapa-buracos. Após setembro do ano passado, o trabalho ficou impedido de acontecer, com a devida eficiência, por conta do extenso período de chuvas que castigou a cidade.  Porém, desde abril, as ações se tornaram mais produtivas com a estiagem. “Sabemos da importância dessa manutenção, mas foi preciso respeitar o ciclo da água para não desperdiçar dinheiro público”, justifica Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

Devido à grande demanda acumulada pelo serviço, a Secretaria Municipal de Obras precisa mobilizar uma grande estrutura para conseguir aplicar, por dia, em torno de 30 toneladas de asfalto. “Entre 10 e 15 trabalhadores trabalham diariamente em serviços manuais específicos da operação tapa-buracos, que conta também com equipamentos extremamente necessários para uma boa execução do serviço, como retroescavadeira, rolo compactador e caminhão espajidor”, afirma o titular da Pasta, Tuniko Simões. Até o momento, o tapa-buracos já contemplou os bairros Quinta dos Inconfidentes, Santa Rita, Country, Dona Luizinha, Munu, Itaubira, Cardoso, Gutierrez, Matozinhos, Monte Sinai, São Mateus, Liberdade, Floresta, Pedra Azul, Portões, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, entre outros locais e, mais recentemente, no Saudade, Praia, rua do Cemitério Velho, Tombadouro e Vila Gonçalo.

O superintendente de Obras, Matheus Amui, explica que não é simples resolver o problema de uma vez, pois grande parte do pavimento da cidade ainda sofre as consequências das chuvas e que, por isso, será extremamente necessário voltar a alguns desses bairros depois de algum tempo para fazer novos reparos. “Boa parte das ruas e avenidas têm asfalto muito antigo, que ficou ainda mais desgastado com o extenso e incisivo período chuvoso e também com a constante passagem de veículos”, explica. Matheus esclarece que, no momento, a equipe se concentra no trabalho emergencial para, depois, oferecer solução mais duradoura. “Se fôssemos fazer tudo de uma vez, demoraríamos ainda mais, para conseguir atender a todos os pontos da cidade”, justifica.

Zona rural

O asfalto que liga Itabirito ao distrito de São Gonçalo do Bação também foi contemplado com o tapa-buracos. Já em São Gonçalo do Monte, zona rural do município, a população está prestes a ter um grande sonho realizado, com o asfaltamento em fase de finalização, faltando apenas aplicação da capa.

Em outras estradas rurais em que o asfalto ainda não chegou, está sendo feito o tratamento do pavimento. É o caso do acesso aos distritos de Ribeirão do Eixo e Acuruí (este em parceria com a mineração Ferro Puro), e também nos povoados do Gomes, Pires, Mangue Seco, Macedo, Saboeiro, Cabral, Marzagão, Água Limpa e, muito em breve, no Calado.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS