08 DE AGOSTO DE 2020

Prefeitura de itabirito incentiva produtores rurais durante a pandemia


Itabirito
15 de julho de 2020
Fazenda Vista Alegre é uma das propriedades beneficiadas pela Semapa

Distribuição de insumos, orientações e parceria para venda da produção são alguma das ações

Por Paulo Souza

A Prefeitura de Itabirito trabalha no incentivo ao homem do campo levando mais qualidade de vida para nossa população, com produtos de qualidade. Durante a pandemia, com a suspensão das atividades no Mercado Municipal, e da alimentação escolar, verdura, legumes e frutas que eram vendidas para esses dois seguimentos receberam novos clientes após levantamento feito para amenizar os impactos decorrentes do coronavírus. “O apoio está ocorrendo desde a utilização dos meios digitais, grupos de compra por meio dos funcionários da Prefeitura, feirinhas e estímulo ao comércio na própria propriedade, comercialização nas cestas fornecidas à família dos alunos e para a Mineração Herculano”, destaca Rainer Cardoso, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Outras ações importantes desenvolvidas pela pasta são o fomento da atividade por meio do preparo do solo com máquinas agrícolas, doação de corretivos, fertilizantes, mudas de hortaliças e frutíferas, esterco e matéria-prima para produção de composto orgânico para os agricultores familiares e pequenos produtores. “Agora com a pandemia, além do apoio dado, a secretaria buscou meios para a venda dos produtos e nós gostamos muito das idéias e hoje vendemos as hortaliças pelo Instagram, além de comercializar para chefes de cozinha e empresas”, enfatiza Ítalo Oliveira, da Fazenda Vista Alegre, e um dos produtores beneficiados.

As ações da Semapa têm o apoio da Apafi, Associação dos Produtores da Agricultura Familiar e Emater-MG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. “Essa parceria possibilita aos produtores geração de renda e disponibilização à população de alimentos saudáveis, para que dessa forma possamos vencer este período de recessão econômica provocado pela pandemia”, destaca o secretário.

Todas essas ações estão embasadas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento Rural.

Horta no Caps Adulto

A Secretaria implementou uma horta e paisagismo no quintal do Caps Adulto para ser usada como terapia para os pacientes que frequentam a unidade. “O mesmo apoio que é dado aos produtores familiares é dado ao Caps, disponibilizando insumos para a horta e auxiliando no tratamento dos frequentadores do espaço”, explica Rainer.

“A retomada da horta no Caps já estava em nossos planos e com a iniciativa da Semapa, conseguimos concretizar a realização desse plano, que inclusive de forma terapêutica nos auxilia na integração e socialização dos usuários do Caps adulto. Estamos muito felizes com essa pareceria junto da Secretaria”, enfatiza Silvana Mendanha, cordenadora da unidade de saúde.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS