15 DE NOVEMBRO DE 2018

II Seminário de Saúde Mental de Itabirito tem como tema Álcool e Outras Drogas


Itabirito
01 de novembro de 2018


O II Seminário de Saúde Mental de Itabirito foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro, na Casa de Cultura Maestro Dungas. Com o tema “Álcool e Outras Drogas”, o evento reuniu profissionais da área de saúde, da assistência social, estudantes, membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, trabalhadores dos Serviços de Saúde Mental das demais cidades da microrregião, Ouro Preto e Mariana, e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itabirito.

Ao contrário da primeira edição, realizada em 2017, o encontro deste ano foi aberto a toda a comunidade. “No ano passado, fizemos um seminário interno com o objetivo de acolher os profissionais que estavam chegando na equipe, apresentando o serviço de saúde no município. Este ano, estamos trabalhando um tema que precisa ser tratado dentro da nova lei municipal de políticas públicas sobre drogas, que criou o Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas. Precisamos também discutir as diretrizes do ministério da Saúde e definir como vão ser aplicadas na cidade”, explicou a coordenadora técnica do Caps infantojuvenil, Laísa Lima. 

Dias de Conhecimento

Para o advogado e professor de direito Dr. Guilherme Portugal, que falou sobre as Políticas Públicas sobre drogas no evento, a discussão do tema é de muita importância. “É preciso discutir e conhecer o que está por trás do consumo das drogas. Também é fundamental um momento de troca com profissionais de outras áreas para propor e fazer coisas diferentes”, ressaltou.

A programação contou também com uma conversa sobre a atenção e o cuidado com as pessoas com necessidades decorrentes do uso nocivo de drogas com o consultor das áreas de direitos humanos Domiciano e Siqueira e com o médico infectologista e especialista em medicina preventiva e social, Marcelo Araújo Campos. 

A psicóloga da Casa das Crianças Giovanna Rodrigues participou do evento e gostou dos resultados. “O seminário nos possibilita aprender com o outro, o que ajuda na melhoria da nossa prática. Com certeza não vou voltar para o meu trabalho da mesma maneira, pois o encontro permitiu novas reflexões e trocas de experiências. Quando compartilhamos o que vemos como desafios, conseguimos encontrar outras formas de solucionar essas questões”, disse.

Álbum de Fotos



Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS