15 DE NOVEMBRO DE 2018

Ouro Preto conclui inédita licitação do transporte coletivo


Ouro Preto
01 de novembro de 2018
Foto de Ane Souz

Pela primeira vez o município vai ter um contrato que regulariza o transporte

Na manhã dessa sexta-feira, 26 de outubro, houve a licitação para concessão do serviço de transporte coletivo em Ouro Preto, inédita no município. Apesar da ampla divulgação em todo o território nacional, apenas o Consórcio Rota Real, formado pelas empresas Turin e Transcotta, apresentou uma proposta.

De acordo com André Luís dos Santos Lana, membro da comissão especial da licitação, entre os benefícios está o atendimento ao distrito de Miguel Burnier e o retorno da linha para o distrito de Santa Rita, além das ferramentas para acompanhamento, como GPS e bilhetagem eletrônica, que vão auxiliar em uma melhor gestão. André ainda comenta que os ônibus que vão transitar na sede deverão ter no máximo cinco anos de uso e para o distrito 10 anos. “A partir de agora temos regras de como fiscalizar, como falta de horários, segurança e qualidade no transporte”, ressalta.

Com a licitação, o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) passa a ter mais poder de fiscalização do contrato. A OUROTRAN se prepara para trabalhar nesse novo modelo, com indicadores de eficiência de desempenho, para garantir a qualidade do serviço prestado, com previsão de multas progressivas, que podem até levar a cassação da concessão.

Marco Antônio Costa, de Miguel Burnier, recebeu com alegria a notícia que o distrito foi contemplado na licitação de transporte público. "O que não acontece faz mais de 20 anos e esperamos que essa linha possa trazer melhorias para o distrito", disse.

O prazo da concessão é de 20 anos e a concessionária do transporte coletivo terá que cumprir metas de otimização do número de veículos e criar novas rotas, além dos veículos serem obrigados a possuírem acessibilidade para pessoas com deficiência. Destaca-se que a população a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais possuem a garantia de gratuidade para os sistemas de transporte coletivo público, em razão do disposto no art. 184 da Lei Orgânica Municipal de Ouro Preto.

Preço das passagens

O prefeito Júlio Pimenta revogou na terça-feira (30/10) desta semana os decretos que permitiam o reajuste das tarifas do serviço público de transporte coletivo de passageiros e de transporte individual na modalidade táxi lotação. Assim, mesmo com o andamento da licitação, os valores das passagens continuam sem alteração.

Álbum de Fotos



Veja mais


Ouro Preto
13 de nov de 2018
Campanha Doe seu troco...














QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS