15 DE NOVEMBRO DE 2018

Casa do Palhaço abre para visitação pela primeira vez, com direito à programação especial de espetáculos e oficinas


Mariana
08 de novembro de 2018
Foto de Naty Torres

Cursos acontecem entre os dias 27 a 29 de novembro,Com o palhaço Juaneto, um dos fundadores do Circovolante

Armada há cinco anos em Passagem de Mariana (MG), distrito de Mariana, a Casa do Palhaço abre suas portas para a visitação, até 15 de dezembro. A cidade ficou conhecida como a “capital do circo”, e a casa abre seu acervo com um roteiro especial. Para receber o respeitável público, a sede do Circovolante organiza uma intensa agenda de workshops e espetáculos ao longo de novembro, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura.

O roteiro guiado promete passear por cada cantinho da Casa do Palhaço. “O visitante terá acesso ao acervo de figurinos e adereços do Circovolante, à biblioteca, à videoteca e sessões de cinema sobre o circo e a documentários sobre o Encontro de Palhaços, tradicional evento realizado desde 2008 em Mariana”, conta o artista circense Xisto Siman, um dos diretores do Circovolante.

As atrações ainda incluem espetáculos em parceria com outros artistas e companhias, como o palhaço Biribinha, de Arapiraca (AL), que esteve na Casa do Palhaço em outubro. Nesta sexta, 9 de novembro, o Circovolante se apresenta com a palhaça Jojoba, da Cia. Lunática, de Mariana. Na próxima terça, dia 13, a trupe convida a Cia Circunstância, de Belo Horizonte (MG); e, na quarta, dia 14, o Mágico Silas, de Mariana. A série de apresentações se encerra no dia 20 de novembro, com a participação do palhaço Viralata, de Belo Horizonte. Os espetáculos acontecem sempre em dois horários, às 9h30 e às 14h30.

Outro destaque são as oficinas gratuitas de palhaçaria e técnicas circenses, ministradas pelo palhaço Juaneto (João Pinheiro), também diretor do Circovolante. Os cursos acontecem entre os dias 27 a 29 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Todos os espetáculos, visitas e oficinas devem ser reservados previamente pelo e-mailproducao@circovolante.com.br ou pelo telefone (31) 3557-4378. O acesso e a programação são totalmente gratuitos; e as visitas, individuais ou em grupo, abertas aos turistas em geral, a escolas e ao público de todas as idades.

Serviço:

  • Visita guiada à Casa do Palhaço
  • Data e horário: até dia 15 de dezembro, das 10h às 16h

Espetáculos especiais

  • Datas: 9 de novembro (palhaça Jojoba); 13 de novembro (Cia Circunstância); 14 de novembro (Mágico Silas); 20 de novembro (palhaço Viralata)
  • Horários: 9h30 e 14h30

Oficinas de circo e palhaçaria

  • Data: 27, 28 e 29 de novembro
  • Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
  • Local: Casa do Palhaço (rua Dom Veloso, 70, Passagem de Mariana, Mariana, MG)

Agendar previamente em: producao@circovolante.com.br ou (31) 3557-4378

Todos os eventos são gratuitos

Mais informações: circovolante.com.br / facebook.com/Circovolante

Sobre o Circovolante

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há 18 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 26 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação do trabalho circense com a divulgação dessa arte milenar.

Em sua sede, a Casa do Palhaço, o Circovolante recebe regularmente crianças e adolescentes, que aprendem sobre o processo de funcionamento e gestão do grupo e compreendem melhor o ofício da arte circense. Também são ministradas oficinas para o público em geral e apresentação de espetáculos. O Circovolante possui também um acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado, disponível em sua sede.

 

Álbum de Fotos



Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS