19 DE DEZEMBRO DE 2018

Curso do Senar revive a história de Frans Krajcberg em São Gonçalo do Bação


Itabirito
16 de novembro de 2018


Artista que viveu em Itabirito foi tema de um dos roteiros do Programa Agente de Turismo Rural

História, turismo e muita reflexão crítica e cultural marcaram um dos roteiros do Programa Agente de Turismo Rural, desenvolvido pelo Senar Minas, em parceria com os municípios de Itabirito e Ouro Preto. A edição foi realizada no dia 7 de novembro no distrito de São Gonçalo do Bação.

Com o objetivo de desenvolver o turismo rural na região, o programa vem reunindo diversas atividades, como a criação do roteiro pelos alunos “Morte e Vida de Frans Krajcberg”, dedicado ao artista polonês naturalizado brasileiro que viveu em Itabirito e pesquisou os pigmentos em solos da região. A ação teve por objetivo testar o roteiro proposto, proporcionando aos alunos uma vivência de turismo pedagógico com a extração e criação de pigmentos naturais em voçorocas da região e, em seguida, pintura de materiais que ressignificavam a natureza morta, como troncos e galhos, assim como fazia o artista.

Para a turismóloga e instrutora credenciada pelo Senar Minas, Fernanda Silva, o programa é uma oportunidade de explorar ainda mais o que as localidades têm a oferecer. “A gente tem justamente trabalhado estas potencialidades que existem hoje nos distritos das duas cidades, que possuem diversos atrativos naturais, culturais, mas que precisam de organização e maior divulgação. Assim, incentivamos empreendedores na área de alimentação, hospedagem e também no modo de comercialização, no qual os alunos planejam e executam um evento aberto ao público”.

Programa Agente de Turismo Rural

O programa Agente de Turismo Rural é dividido em seis módulos e acontece no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, onde são realizadas as aulas teóricas. Nos distritos de Itabirito e Ouro Preto, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática todo o conteúdo aprendido. Além de São Gonçalo, o curso também já visitou os distritos de Acuruí, São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite e Salto.

“Durante esses seis módulos, estamos tendo as aulas teóricas e práticas, na qual vamos aos campo para experimentar o que foi dado em sala. Cada módulo é um tema e temos a oportunidade de criar roteiros e visitar os empreendimentos que fazem parte. Neste, foi sorteado o nosso tema, que compreende o estudo dos solos e da vida e morte do artista Frans Krajcberg”, explicou Carlos Carmo, participante do curso e integrante da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo e criador do roteiro juntamente com os colegas de curso Eustáquio Barbosa e Ícaro Brito.

Álbum de Fotos



Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS