17 DE JUNHO DE 2019

Rio Itabirito: fiscalização constante garante qualidade


Itabirito
21 de dezembro de 2018


Equipes da Secretaria de Meio Ambiente são presença frequente nos seis pontos de monitoramento do Rio Itabirito

Garantir a qualidade das águas e descobrir a causa das variações de cor e aspecto do curso do Rio Itabirito: são esses os objetivos do trabalho de fiscalização constante realizado pela Prefeitura por meio das visitas das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semam) aos pontos de monitoramento.

"A vigilância constante é o que pode gerar boas condições ao Rio Itabirito. Então, estamos sempre atentos. Seja atendendo a denúncias ou realizando fiscalização de rotina, o fato que é o monitoramento é frequente e o resultado pode ser visto por todo o percurso do Rio Itabirito, que já está praticamente despoluído", destaca o secretário de Meio Ambiente, Antônio Marcos Generoso.

São seis pontos de monitoramento estratégicos ao longo de todo o percurso do rio. A cada vez que é percebida alguma alteração nas águas, as equipes da Semam percorrem os pontos para identificar o motivo da interferência e tomar as medidas cabíveis. "Há, ainda, um grupo organizado de pessoas de diversos setores da sociedade, que moram por toda a extensão da bacia e ajudam a monitorar a qualidade do rio. Qualquer turbidez ou sinal de alerta, todo o grupo é acionado", revela Generoso.

Parceria com a população de Itabirito

A parceria garante mais agilidade e eficiência na descoberta das causas de possível poluição e no compartilhamento de informações. "Muitas vezes, a turbidez da água é resultado de chuvas. Mas já identificamos a ação poluidora de empresas, cidadãos provocando erosão nas margens e outras situações em que a Secretaria de Meio Ambiente autuou os infratores para conscientizar e desencorajar a população a poluir o nosso rio", explica o fiscal Jarbas Lima Lemes.

O secretário de Meio Ambiente faz um balanço positivo do trabalho. "A cada ação de monitoramento, mais pessoas e empresas se conscientizam da importância de conservar nosso rio, o que significa qualidade de vida para todos. Dessa forma, a Prefeitura mantém seu compromisso com a população de trabalhar pelo meio ambiente, enquanto as pessoas, cada vez mais, se tornam parceiras". 

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS