21 DE MARÇO DE 2019

Zé Pereira dos Lacaios comemora 152 anos com tradicional desfile no dia 1º de janeiro


Ouro Preto
28 de dezembro de 2018
Angu em um dos desfiles do bloco

Agremiação vai homenagear Miguel, o “Angu”, personalidade muito querida em Ouro Preto

A mais tradicional agremiação carnavalesca em atividades ininterruptas no Brasil, o Zé Pereira dos Lacaios, vai comemorar mais um ano com desfile aberto, na Praça Tiradentes, no dia 1º de janeiro. Neste ano, uma figura popular de Ouro Preto será homenageada, o Miguel das Graças Mendes, o famoso Angu.

A comemoração de aniversário do Zé Pereira com o desfile no primeiro dia do ano foi retomada com as comemorações dos 150 anos, em 2017. “Quando iniciamos a nossa administração, decidimos comemorar em grande estilo os 150 anos. Desde então continuamos promovendo essa festa pelas ruas da cidade no dia do aniversário do bloco”, explica o presidente da agremiação, Arthur Ramos Carneiro.

A iniciativa é um resgate de uma tradição que vem desde o início do Zé Pereira. “Em 1876, há documentos que relatam que o boi do Zé Pereira foi preso, pois tinha uma pessoa acompanhando o desfile e acabou se machucando. É um fato muito engraçado, fato curioso que aconteceu dia primeiro de janeiro, que antigamente era denominado dia de São Silvestre. Promover a recuperação dessa tradição é maravilhoso, pois estamos resgatando uma parte da história do Zé Pereira”, comemora Arthur.

A escolha do homenageado, segundo o presidente, é um reconhecimento pela participação do Angu, que já faz parte da agremiação há mais de 20 anos. “O angu é sempre participativo no bloco, sempre procura nos ajudar, está sempre presente. Faço questão dessa homenagem. Ele é uma pessoa especial, que a cidade de Ouro Preto e ele merece”, elogia Arthur.

A apresentação, com concentração a partir das 20h, será em formato tradicional acompanhado pelos clarins, lanternas, e os três bonecos principais e originais. O desfile sairá de sua sede, na Rua Santa Efigênia, passando pelo Largo do Marília, Rua Bernardo Vasconcelos, Rua Cláudio Manoel, até a Praça Tiradentes, e logo após retorna para a sede pelo mesmo trajeto. Em caso de chuva a apresentação será cancelada


Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS