18 DE MARÇO DE 2019

Bombeiro alerta para os cuidados com cachoeiras durante o verão


Ouro Preto
28 de dezembro de 2018
Cachoeira do Falcão. Foto de Michelle Borges

O calor já chegou e com ele a procura pelos banhos de cachoeiras na região. Muito comum com a chegada das altas temperaturas são as chuvas fortes e isoladas. Por isso é preciso ter cuidado para que a diversão não se transforme em tragédia, pois nessa época são comuns as “trombas d’água”, que são as fortes chuvas nas cabeceiras dos rios ou córregos, intensificando a correnteza da água.

Esse fenômeno já provocou ao menos seis mortes em Minas Gerais na última semana. No sábado (22) uma tromba d’água atingiu uma cachoeira em São João Batista da Glória, no Sul de Minas, e vitimou cinco das seis pessoas que estavam na cachoeira do Zé Pereira. O sobrevivente foi Eduardo Martins Gomes Moraes, de 35 anos, que chegou em casa no dia 25, três dias após o acidente. Ele se refugiou em uma gruta e caminhou por três dias até outra fazenda, de onde foi levado para casa em bom estado de saúde. Já na segunda (24), duas adolescentes morreram em uma tromba d'água em São Roque de Minas.

O sargento de Corpo de Bombeiros Militares de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, alerta os banhistas para os cuidados nessa época do ano. “Primeiro, é importante definir o seu roteiro, seu destino turístico. Busque informações sobre o lugar, como é a segurança, se são recorrentes os assaltos, se o acesso pode ser feito de carro ou a pé”, destaca o bombeiro.

Outra dica do Juscelino é o cuidado com crianças. “A criança tem espírito explorador e não tem noção do perigo. Então tome muito cuidado, nunca as perca de vista”, alerta o bombeira que falou ainda sobre os perigos de se combinar álcool e drogas em cachoeiras. “Não utilizá-las ao nadar e explorar cachoeiras, pois a pessoa fica mais fica corajosa e mais atrevida e pode potencializar os riscos de acidentes”, enfatiza.

Por último, deve se tomar cuidado com a exposição prologada ao sol, o que pode causar insolação. E em qualquer sinal de chuva saia imediatamente das beiras de rios e cachoeiras. 

Álbum de Fotos


Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS