26 DE MAIO DE 2020

A Mariana que queremos ver está sendo construída


Mariana
27 de julho de 2018
Crédito: Felipe Cunha

A Prefeitura de Mariana segue em busca de recursos para transformar a realidade da nossa cidade. Já são quase R$6 milhões investidos em obras e intervenções advindas de um empréstimo feito junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Outras ações também estão em andamento, com verbas captadas através do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat), de uma multa aplicada à Samarco e também de recursos próprios.

Dentre as obras já iniciadas com o recurso do BDMG, muros e estruturas de contenção estão sendo construídos nos bairros Dom Oscar e Cabanas. Segundo o Secretário de Obras e Planejamento Urbano, Fábio Vieira, essa é uma iniciativa crucial para a redução de alguns problemas estruturais de determinadas regiões da cidade. “Essas obras têm uma importância muito grande, principalmente porque irão amenizar as áreas de risco cadastradas em Mariana. Nós vamos entrar no período de chuvas com o abrandamento desses riscos”.

Também está incluída no pacote de obras a construção de um campo de futebol no bairro Cabanas. O espaço atenderá milhares de marianenses, dando a possibilidade de diversificação das atividades esportivas da cidade e trazendo novas possibilidades de lazer para a população. A estrutura do campo é altamente moderna e, até o momento, a fundação dos vestiários já está em fase de finalização. Outro processo que está em andamento é a construção de alambrados e drenagem do campo, que receberá uma grama sintética de alta qualidade pode ser utilizada durante todo o ano, por conta de sua vida útil longa e de seu baixo custo de manutenção.

Além disso, a Prefeitura também está investindo na educação. As escolas municipais Monsenhor José Cota, Dom Luciano, Cempa e a creche São Cristóvão estão passando por grandes reformas. São intervenções nos banheiros, revisão de cobertura, pintura, readequação de refeitório, reforma de piso e instalação de itens para acessibilidade. A reforma da creche é uma importante iniciativa, pois ampliará o número de vagas para educação infantil e trará um local bem estruturado e preparado para receber as crianças.

Os distritos também não ficarão de fora. Monsenhor Horta está recebendo a construção de um galpão para o funcionamento da Fábrica de Vassouras, e Barroca e Padre Viegas ganharão reformas em suas quadras. Em Bandeirantes, estão sendo realizadas obras no sistema de drenagem da rua São Sebastião e também na rua Sabará, no bairro Cabanas.

Ainda entre as melhorias para a população, estão a construção de laje superior em uma galeria de água pluvial no bairro Barro Preto e as melhorias no trânsito do bairro Colina, que trarão mais fluidez ao trânsito da região e garantirão mais segurança para pedestres e motoristas.

Pelo Compat, estão sendo concluídas as reforma da igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Santa Rita Durão, do Casarão de Furquim e do campo de Barro Branco. Essas são ações para garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade e também para melhorar a qualidade de vida aos moradores dessas localidades.

Para a garotada, uma pista de skate será construída nos arredores da Arena Mariana. Essa é uma reivindicação antiga da comunidade e que se tornará realidade, dando à juventude um espaço bem preparado e equipado para receber os praticantes da modalidade. A obra será desenvolvida com uma verba advinda de uma multa aplicada anteriormente à Samarco.

Algumas outras ações também são realizadas com recursos próprios ao longo de todo o ano, como a Operação Tapa Buraco em toda a cidade. Assim como intervenções de urbanização, que compilam construções e reformas de passeios, intervenções em praças e espaços públicos e pequenas adequações, de acordo com as demandas apresentadas.

É importante lembrar que esse é apenas o início. Várias outras ações já estão sendo estudadas pela Secretaria de Obras e devem entrar em vigor no decorrer dos próximos meses. Essa é a Mariana que queremos ver, uma cidade que cresce e prospera, construindo dias melhores para cada um de seus cidadãos.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS