08 DE AGOSTO DE 2020

Nova UPA de Ouro Preto – pela qualificação do atendimento da saúde da população


Ouro Preto
27 de julho de 2018


UPA é uma Unidade de Pronto Atendimento que funciona 24 horas, sete dias por semana. Muito mais que uma sigla, é um serviço intermediário entre a atenção básica e as unidades hospitalares.

Uma autêntica UPA deve contar com consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x, leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e uma sala de emergência para atender os casos mais graves até os pacientes serem encaminhados para um hospital.

Em Ouro Preto, a unidade de atendimento da Saúde, instalada no bairro São Cristóvão, não preenche os requisitos básicos para ser considerada uma UPA legítima, apesar dos esforços empreendidos para tentar credenciá-la junto ao Ministério da Saúde.

Não apenas a ausência de estrutura, mas acessibilidade e logística de trânsito, dificuldades impostas pelo local onde foi instalada, impedem seu cadastro. Com isso, recursos financeiros que poderiam estar sendo dedicados para a saúde da população são lamentavelmente perdidos.

A criação de uma legítima Unidade de Pronto Atendimento na cidade é uma necessidade. A nova UPA será instalada em local próximo à Santa Casa, o que facilitará o acesso aos serviços pelos usuários da sede e também dos distritos.

Assim que estiver concluída, cadastrada e devidamente habilitada pelo Ministério da Saúde, a nova Unidade de Pronto Atendimento 24h passará a contar com  investimentos da União, corresponsável pelo serviço, ampliando, desta forma, a capacidade de atendimento e qualificando os equipamentos de atendimento na urgência e emergência municipal.

Já a antiga Unidade deverá ser mantida como um espaço auxiliar, a intenção é torná-la uma eficiente policlínica, ampliando suas especialidades.

A construção da nova UPA é fruto de uma parceria do Município com o governo federal, que já liberou verba para a obra. Ao Município, cabe arcar com a contrapartida de 25% dos custos.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS