17 DE AGOSTO DE 2019

Marianense é destaque na redação do Enem com nota mil


Mariana
25 de janeiro de 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na sexta-feira (18) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. De acordo com a instituição, das 55 redações que atingiram a nota máxima, mil pontos, 42 foram escritas por mulheres. Uma delas é a marianense Laura Elisa Araújo, de 18 anos.

Mais de 4 milhões de pessoas fizeram a prova do Enem no final do ano passado. De acordo com levantamento do perfil dos candidatos, divulgado pelo Inep na segunda-feira (21) os estados de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro, com média de 18 anos de idade, compõem o perfil predominante entre os participantes com nota máxima na redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. No total, as mulheres representaram 76% dos que tiraram a nota máxima na redação. Laura conta como se sentiu fazendo parte desse índice. “Fiquei imensamente feliz por fazer parte desses 55 estudantes que tiraram nota mil, ainda mais feliz por saber que foram 42 mulheres. A gente sabe que há um atraso em relação a educação e nós mulheres estamos conquistando o nosso espaço e vamos conquistar ainda mais, tanto na educação, pois estamos mostrando que somos excelentes, quanto no mercado de trabalho, onde ainda há muita desigualdade. Nós vamos conseguir lutar e superar tudo isso”, enfatiza.

O objetivo da estudante é cursar medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela falou da sua dedicação e como foi a preparação. “Eu comecei minha preparação em abril do ano passado, assim que me formei no IFMG de Ouro Preto. Fiz cursinho em Ouro Preto e aulas particulares em Mariana. Além do apoio do professor de cursinho e do professor de redação, que foram essenciais para desenvolver esse conhecimento, eu busquei ler bastante e me atualizar em diversas disciplinas que são importantes para a gente conseguir argumentar, independente do tema escolhido”, revela.

Destaque nas Olimpíadas de 2016

Durante seus estudos no IFMG, Laura participou de concurso promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, e foi escolhida para ser uma das condutoras da Tocha Olímpica na cidade de Ouro Preto. A seleção envolveu alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nos municípios por onde passou a Chama Olímpica.

Inscrições

Quem fez o Enem 2018, tem até essa sexta (25) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) que vai ofertar, no primeiro semestre do ano, mais de 235 mil vagas nas Universidades Públicas do País.

Além de disputar às vagas do SISU, os participantes do Enem podem concorrer a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para o Prouni, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas, serão abertas na terça-feira (29) e vão até o dia 1º de fevereiro.

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS