17 DE AGOSTO DE 2019

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho


Brasil
25 de janeiro de 2019
Foto: Corpo de Bombeiro de Minas Gerais e moradores locais

Mais uma vez uma barragem se rompe em Minas Gerais. Na tarde desta sexta-feira (25), a barragem da mina próxima ao córrego de Feijão, pertencente à Vale, se rompeu na região de Brumadinho.

Não se sabe ainda a dimensão da tragédia e o número de feridos, mas duas pessoas já foram encaminhadas para o hospital João XXIII para atendimento médico.

Por nota, a vale confirmou que havia trabalhadores no local na hora do rompimento. A mineradora ainda não falou sobre as possíveis causas da tragédia.

Há risco de contaminação do rio Paraopebas ao rio São Francisco.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais há, pelo menos, 200 desaparecidos após o desastre.

Minas Gerais tem mais de 450 barragens e há um catálogo com as 50 que possuem risco de rompimento. A de Brumadinho não constava da lista.

Essa é a segunda vez que uma barragem se rompe em Minas. Em novembro de 2015, a barragem de Fundão se rompeu causando a morte de 19 pessoas e destruiu várias casas de comunidades vizinhas.

O presidente do CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco) Anivaldo Miranda, lamenta a tragédia e lembra que já havia soado o sinal de alerta.

“Estamos estarrecidos com essa tragédia anunciada. Vamos acompanhar os desdobramentos, mas desde já nossa expectativa é que os governos federal e estadual mobilizem todos os recursos disponíveis para tentar evitar consequências mais drásticas”, afirma Miranda. O presidente disse que o Comitê só se posicionará de forma mais incisiva após apuração mais clara. “Não podemos continuar convivendo com acidentes dessa magnitude”, finaliza.

Segundo o Governo de Minas, uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas. O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região. O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações. Assim que houver mais informações, o Governo de Minas Gerais emitirá novos comunicado.

Posicionamento da Vale sobre o rompimento de barragem na Mina Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais

A Vale informa que disponibilizou mais dois postos para atendimento aos atingidos pelo rompimento da barragem 1, em Brumadinho (MG), totalizando três postos: Faculdade Asa, Estação Conhecimento de Brumadinho e Centro Comunitário Córrego do Feijão. Nesses locais, empregados da empresa estão atuando na prestação de serviço de acolhimento e identificação.

A empresa disponibilizou também canais telefônicos para apoio e atendimento à população. Os números para atendimento são: 0800 285 7000 (Alô Ferrovia - prioritário) e 0800 821 5000 (Ouvidoria da Vale). As ações são do Comitê de Ajuda Humanitária, formado por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos que fazem o atendimento aos atingidos e seus familiares.

A Vale colocou à disposição 40 ambulâncias e um helicóptero para o apoio ao resgate, além de um caminhão frigorífico e um caminhão-pipa com água potável para a comunidade.

Sobre o acidente

A Vale informa que, no início desta tarde, ocorreu o rompimento da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho (MG). A companhia lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos.

Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida.

O resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo realizados no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente.

A prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais.

A Vale continuará fornecendo informações assim que confirmadas.

Álbum de Fotos

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS