18 DE FEVEREIRO DE 2019

Ouro Preto prepara “o melhor carnaval da história”


Ouro Preto
31 de janeiro de 2019
Foto de Ane Souz

As novidades “Baile de Máscaras”, “Batalha de Confetes” e “Corso Carnavalesco” prometem agitar a cidade histórica nos meses de fevereiro e março

Abrindo alas para as “Damas do Samba”, tema do Carnaval Patrimônio, as ruas de Ouro Preto serão ocupadas de alegria com os cortejos dos blocos caricatos, os desfiles das escolas de samba e diversos ritmos musicais com bandas de artistas locais, distribuídos nos seis dias de carnaval promovendo uma festa com atrações para todas as idades e todos os gostos.

A folia já se inicia no mês de janeiro com a eleição da “Corte Momesca”, rei e rainha do carnaval, promovida pela Liga das Escolas de Samba, juntamente com o resgate da “Batalha de Confetes”, que remete aos antigos carnavais ouro-pretanos, com bastante confete e serpentina para alegrar as ruas do centro histórico e levar as pessoas a participarem da magia carnavalesca.

Nos finais de semana de fevereiro, o Pré-Carnaval tomará conta do Largo de Marília, no bairro Antônio Dias, com as manifestações culturais da cidade, tais como: apresentações musicais, desfiles de blocos caricatos e alegorias.

Também no Pré-Carnaval, outra modalidade vai agitar as ruas históricas: o “Corso Carnavalesco” que desfilará com os carros antigos carregados de pessoas com fantasias burlescas.

No sobe e desce das ladeiras históricas, 45 blocos caricatos fazem o cortejo nos diversos trajetos pelo centro histórico e também nos distritos. As apresentações musicais passarão pelos quatro palcos localizados na Praça Tiradentes, no Largo do Cinema, no Largo da Alegria e na Rua das Flores (Espaço Hip Hop) nos seis dias de festa. As Escolas de Samba desfilam na Praça Tiradentes na segunda-feira de carnaval, e este ano, as baterias das escolas também irão se apresentar nos distritos para levar mais atrações para quem não mora no centro histórico.

O Carnaval de Ouro Preto também destaca o “Baile de Máscaras” que acontecerá na Praça Tiradentes, e promete ser o maior baile de máscaras do mundo em ambiente aberto – a atratividade já está em contato o Guinness Book para conquistar o recorde. O baile será repleto de apresentações cênicas e musicais, além de oficinas de criação de máscaras.

A alegria também está garantida para as crianças: o Carnaval Infantil contará com cortejos dos blocos Bandalheira Mirim, Zé Pereira Mirim e Charanga de Lata Mirim, área de lazer e muitas brincadeiras na Praça Tiradentes, no domingo de Carnaval.

Revisitando os antigos carnavais, do dia 13 de fevereiro a 10 de março, no Salão Expositivo da Casa dos Contos, o carnaval ouro-pretano ficará representado através da exposição “Memórias do Carnaval” com elementos que rememoram a festa, que é um dos destaques da cidade de Ouro Preto.

Economia:

Para o Carnaval de 2018, foi captado o valor de R$ 2,4 milhões de reais por meio do projeto de lei de incentivo: “Circuito Carnavalesco - Cultura, Arte e História do Carnaval”, o que dispensa gastos aos cofres públicos municipais, fator imprescindível para este momento de crise, que, além de gerar renda e empregos temporários, movimenta a economia do Município. Segundo dados do Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SEPETUR), o retorno financeiro na atividade turística durante o Carnaval de 2018 foi, em média, 8 milhões de reais. A Prefeitura de Ouro Preto, em contrapartida ao projeto, vai aumentar a segurança com um maior recrutamento de policiais e brigadistas, conforme convênio com a Polícia Militar e o Bombeiro Civil, e dar melhor assistência à saúde com o Atendimento Médico Ambulatorial montado na Rua Senador Rocha Lagoa, para atender aos foliões durante o carnaval.

Álbum de Fotos


Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS