17 DE AGOSTO DE 2019

Novo Sistema de Rotativo: tecnologia garante mais facilidade para estacionar em Itabirito


Itabirito
08 de fevereiro de 2019


Quem trafega pelas ruas da região central de Itabirito já pode notar as novas máquinas de parquímetro de cor amarela que entraram em operação, em período experimental, no dia 4 de fevereiro.

O novo sistema de gerenciamento de vagas de Itabirito (rotativo) entrará em operação, definitivamente, no dia 11 de fevereiro. As máquinas de cor azul foram substituídas por novos equipamentos, de cor amarela, mais modernos e que oferecerão aos motoristas mais comodidade e facilidade na hora de estacionar seu veículo.

Com a nova máquina, o usuário ganhará mais opções na forma de pagamento: acionando o equipamento por meio do aplicativo (Vago) para Android e iOS, no comércio parceiro, no próprio poste do parquímetro ou com os monitores que operam os equipamentos. Outra novidade é a emissão de comprovante ou envio via SMS.

Os condutores que, por esquecimento ou descuido, não acionarem o parquímetro na hora de estacionar, terão a possibilidade de pagar uma taxa no prazo de 72 horas, evitando multa.

Entrevista

Mais comodidade e segurança: novo rotativo entra em operação em Itabirito

O novo sistema de estacionamento rotativo de Itabirito entra em operação definitivamente a partir do dia 11 de fevereiro. Para apresentar à população as novidades, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Carlos Henrique Rodrigues, concedeu entrevista exclusiva ao O Liberal.

OL: Quais são as principais novidades do sistema de rotativo que entrará em operação, definitivamente, no dia 11 de fevereiro?

Carlos: Para o consumidor, as principais novidades são a emissão de comprovante por ticket, SMS e acessando o sistema por meio do computador. Além disso, o parquímetro poderá ser utilizado com cartão de crédito e moedas. Os motoristas também terão várias opções de realizar o pagamento: celular, monitores, postes de parquímetro e comércio parceiro. Caso o usuário esqueça de ativar o parquímetro, ainda há possibilidade de pagamento de uma taxa no prazo de 48 horas, evitando multa. Para a Prefeitura de Itabirito, as novidades resultarão em melhoria da fiscalização. Por meio de relatórios online, atualizados a cada 20 minutos, teremos informações sobre o acionamento dos parquímetros e sobre a arrecadação municipal.

OL: A troca dos parquímetros aumentará o número de vagas do rotativo?

Carlos: Na realidade, por contrato, há previsão de mil vagas. Anteriormente, apenas 483 estavam inseridas no modelo de estacionamento rotativo. A partir de agora, haverá a expansão, atendendo ao número determinado pelo contrato.

OL: O cartão utilizado nas máquinas antigas continuará valendo?

Carlos: Sim! Será preciso cadastrá-lo, uma vez que o sistema é diferente, mas os motoristas manterão os créditos já adquiridos. Para tanto, basta cadastrar o Nome, CPF e E-mail do usuário. O procedimento será exigido até mesmo para quem já tiver o botton. Esse processo será realizado na sede da empresa, na Rua Getúlio Vargas, em frente à antiga fábrica de tecidos.

OL: A forma de utilização dos minutos já adquiridos será alterada?

Carlos: Sim! A partir de agora, os minutos serão contabilizados por veículo, e não mais por vaga. Ou seja, os motoristas poderão aproveitar o tempo restante de um local em outro que faça parte do rotativo. Além disso, com o aplicativo, os usuários também terão a oportunidade de adquirir minutos extras pela internet, sem precisar sair da fila de um banco, por exemplo, quando o crédito estiver acabando.

Para saber mais entre no site www.itabirito.mg.gov.br

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS