26 DE ABRIL DE 2019

Hindalco na Câmara para explicar sobre Marzagão, pede vereador Chiquinho de Assis


Ouro Preto
08 de fevereiro de 2019


A primeira reunião de 2019 da Câmara de Ouro Preto foi marcada pelo pedido do vereador Chiquinho de Assis (PV) que chamou atenção novamente para a situação das barragens presentes no município, principalmente para barragem de Marzagão, que fica localizada em uma área muito próxima ao bairro Saramenha, na área urbana da sede da cidade. O vereador do Partido Verde apresentou Representação à empresa Hindalco, responsável pela barragem, para que o corpo técnico dessa empresa compareça à Câmara Municipal para trazer esclarecimentos sobre a situação da barragem.

“Precisamos trabalhar e lutar para que as barragens do município sejam descomissionadas o mais breve possível. Descomissionar é o termo utilizado para indicar o fim de uma barragem. Sabemos que hoje os rejeitos produzidos na Hindalco são à seco, reconhecemos a importância dessa iniciativa e sou testemunha que desde 2015 a empresa está nesse processo de tentar finalizar Marzagão, mas a previsão para o descomissionamento total dessa barragem é para daqui a cinco anos ainda. Por isso precisamos cobrar da empresa, mas precisamos também de dar mais condição técnica nas esfera Estadual e federal.

Precisamos de mais seriedade no tocante às licenças ambientais, falta capital humano nas repartições públicas, faltam pessoas concursadas e capacitadas para lidarem e autorizarem os licenciamentos.

Durante a reunião no salão comunitário do bairro Saramenha, que contou com a participação de boa parte da população, a Hindalco realizou uma apresentação muito profissional e técnica da condição atual da Barragem e do monitoramento que vem sendo realizado. Pudemos escutar pessoas da comunidade que participaram das construções dos alteamentos e pessoas que percebem peculiaridades no entorno. Precisamos ouvir a comunidade, assistir a apresentação técnica, ver os estudos e as pretensão futuras, estarmos cientes e cercados de informação de todos os lados.

Não adianta a gente partir para o discurso do ódio e dizer que toda mineração é horrorosa, que todo minerador é ruim, até porque nós somos Minas, Minas Gerais. A nossa alcunha é de mineiro, somos mineiros, temos que chegar no equilíbrio sustentável e tecnológico como existe na Austrália e no Canadá, por exemplo. O nosso minério vai embora com preço de banana e volta depois. Compramos nosso minério beneficiado na China, um absurdo! Mas isso já é uma outra conversa.

Enfim, a gente pede que a Hindalco venha à Casa e apresente o que é a barragem de Marzagão, quantosmetros cúbicos de rejeitos tem ali e qual a intenção da empresa, o plano de Ação de Emergência e outros pontos pertinentes a esse assunto. Tenho certeza que a Hindalco não vai se negar a vir dar essas respostas à população e esclarecer toda essa questão.

Além da Hindalco temos que chamar a Gerdau e todas as empresas que possuem barragens na nossa região, sobretudo no município, porque inclusive possuímos uma barragem de topázio considerada de grande risco e precisamos entender e acompanhar essa situação também. Por fim, nossa intenção é chamar uma audiência pública aqui na Câmara reunindo as empresas responsáveis por todas as barragens em Ouro Preto para entender e responsabilizar a quem cabe o que”.

Veja mais




















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS