24 DE ABRIL DE 2019

Titane e Túlio Mourão convidam


Brasil
19 de fevereiro de 2019


 Flávio Venturini, Aline Calixto, Pereira da Viola e Luiz Gabriel Lopes, dentre outros artistas, em show manifesto que reflete sobre impactos da mineração, com a presença de ativistas ambientais e moradores de comunidades atingidas

A apresentação que acontece no dia 21.02 (quinta), no Teatro Francisco Nunes em Belo Horizontal, com entrada gratuita, reúne artistas de várias gerações com o objetivo de estimular discussões sobre as consequências da mineração predatória no Estado e provocar a sociedade civil para buscar soluções

No dia 21 de fevereiro (quinta-feira), Titane e Túlio Mourão se encontram com nomes da música mineira no show “Paixão e Fé – Manifesto”, que propõe um manifesto artístico sobre os impactos ambientais e humanos da mineração em Minas, incluindo o rompimento da Barragem de Mariana e da recente tragédia de Brumadinho. A apresentação tem participação especial de Flávio Venturini, Aline Calixto, Pereira da Viola, Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Emílio Dragão e Renato Saldanha. O show tem início às 20h e será no Teatro Francisco Nunes (Belo Horizonte - MG). A entrada é gratuita. Classificação: livre.

Com 90 minutos de duração, o show reúne canções, poemas, depoimentos. Estão previstos dois momentos. No primeiro, será exposto, de forma sucinta e direta, o real cenário da mineração em Minas Gerais e como tem sido o enfrentamento da situação de risco permanente a que estão submetidas as comunidades. Para ilustrar esse panorama, moradores das próprias comunidades e representantes de movimentos ambientais (MAM, Aliança pela Serra de Pedra Branca, Comissão de Luta e Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro, Pacto pelas Águas e Salve a Serra do Gandarela) sobem ao palco para tecerem pequenos e significativos depoimentos sobre o contexto dramático vivido por essas populações localizadas na rota do minério em Minas.

Num segundo momento, Titane e Túlio Mourão, ao lado dos artistas convidados, apresentam canções emblemáticas do cancioneiro brasileiro - e especialmente de Minas Gerais -, e poemas de Carlos Drummond de Andrade que tratam diretamente da mineração no Estado, ainda na década de 1940.

Durante a apresentação serão exibidas ainda fotografias aéreas de Júlia Pontes, que registrou áreas de mineração com seu projeto “Ó Minas Gerais”.

Histórico - Turnê Álbum "Paixão e Fé"

No ano passado, o show do recém lançado álbum “Paixão e Fé” - de Titane e Túlio Mourão, circulou por 10 cidades, incluindo Mariana, Congonhas, Conceição do Mato Dentro, Viçosa, Muriaé/Belizário, Nova Lima/Macacos e Caldas, escolhidas por integrarem o circuito da Mineração em Minas. Na época, o duo manteve contato com movimentos de ambientalistas que contribuíram com informações sobre a situação da mineração no estado e fizeram pequenas intervenções durante as apresentações, com o objetivo de informar e conscientizar o público presente com sua história de luta. 

“Sensibilizados com as histórias narradas por essas populações, saímos dessa turnê decididos a fazer um show em Belo Horizonte, que se chamaria ‘Paixão e Fé – Manifesto’, promovendo encontro entre artistas e representantes dos movimentos, dando luz às conquistas significativas da militância ambiental. Com o rompimento da barragem de Brumadinho e as últimas notícias sobre Barão de Cocais, se fez necessário acelerar o evento no Francisco Nunes”, explica Titane.

“A menor das comunidades é maior que a maior das empresas, e como tal precisa ser reconhecida como senhora de sua gente, seus recursos, suas escolhas, sua história e seu destino”, defende Túlio Mourão. Segundo o pianista e compositor, “Paixão e Fé-Manifesto” tem o propósito de afirmar o poder da sociedade civil, da pequena comunidade, da iniciativa local, das ações pessoais e comunitárias. “O poder transformador que existe ao nível de cada cidadão e de cada consciência.”

Titane considera ainda que o show será uma provocação, um chamamento para outros desdobramentos. “Precisamos ir além da denúncia das tragédias. Queremos que responsáveis sejam apontados e cumpram penas e acordos decorrentes de seus crimes. E, mais que tudo, que se encerre o ciclo histórico desta mineração criminosa. Caso minerar seja necessário, que isto se dê segundo outras regras, segundo o bem-estar comum. Neste show, junto com atingidos e ambientalistas, propomos que a sociedade civil se organize, se encontre, que a gente conheça os movimentos ambientalistas, ajude a dar visibilidade à produção de artistas cujas obras foram impactadas por essa realidade cruel”, diz.

Ficha Técnica – SHOW “Paixão e Fé - Manifesto”

  • Voz: Titane
  • Piano: Túlio Mourão 
  • Artistas convidados: Flávio Venturini, Aline Calixto, Pereira da Viola, Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Priscila Glenda, Emílio Dragão, Renato Saldanha e a fotógrafa Júlia Pontes (fotografias aéreas)
  • Ativistas convidados: ativistas e integrantes de movimentos ambientais (MAM, Aliança pela Serra de Pedra Branca, Comissão de Luta e Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro, Pacto pelas Águas e Salve a Serra do Gandarela)
  • Iluminação: Otávio Bretas
  • Técnico de som: André Tavares
  • Direção de Produção: Franciane Curi

Álbum de Fotos

Veja mais




















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS