18 DE MARÇO DE 2019

Vazamento de esgoto teria matado peixes na Lagoa do Gambá


Ouro Preto
22 de fevereiro de 2019


Uma amostra da água da lagoa está em análise nos laboratórios da UFOP. Resultado deve ser divulgado na segunda (25)

Centenas de peixes foram encontrados mortos na Lagoa do Gambá, na sexta-feira (15). Os moradores do bairro recorreram aos representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Semae) Ouro Preto e também da secretária de meio ambiente. A suspeita é de que um vazamento de esgoto possa ter causado a morte dos peixes.

Na sexta, o Secretário de meio de ambiente de Ouro Preto, Antenor Barbosa, esteve no local e falou sobre a situação. “Nós identificamos um vazamento em uma caixa de esgoto, devido a um entupimento numa tubulação à jusante. Esse vazamento chegou até a lagoa e pode ter sido o motivo da morte dos peixes”, explicou Antenor.

Já no sábado (16) o secretário, acompanhado de um professor da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) esteve no local para coletar amostras. Barbosa não soube precisar a quanto tempo estava acontecendo o vazamento, mas assegurou que foi “por alguns dias, pois uma carga pequena de esgoto não provocaria tamanha mortandade de peixes”. Na ocasião, também foi realizada uma medição de oxigenação e Ph da água e foi constatado, de acordo com o secretário, que o teor de oxigênio na água estava muito baixo, quase nulo. “Nessa situação, praticamente nenhum animal que respira oxigênio, sobrevive de fato”, reafirmou.

O material coletado está em análise nos laboratórios da universidade e o resultado deve ser divulgado até segunda-feira (25).

Com colaboração de Rodolfo Simões

Álbum de Fotos


Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS