18 DE MARÇO DE 2019

Tradição nos carnavais de Itabirito: cordão da Velha e da Nova engrandecem a festa na cidade


Itabirito
01 de março de 2019
Fotos de Sanderson Pereira

Um dos mais tradicionais carnavais de Minas Gerais, o Itabirito Folia vem com tudo em 2019 sem esquecer de uma tradição que embala o público há quase 100 anos: os clubes da cidade e blocos carnavalescos. Exemplos disso são o Cordão da Velha, que abre a festa há mais de 35 anos, e o Cordão da Nova, que faz a folia na noite de sábado.

O Gato na Tuba, tema do Cordão da Velha em 2019, ganhou um trabalho de resgate da tradição das fantasias de carinhas de gato. O idealizador do Cordão, Ivo Gonçalves Martins, realizou palestras nas escolas municipais enfatizando a cultura carnavalesca da cidade e oficinas de customização das máscaras de gatinho.

Já o Cordão da Nova trará para a avenida seus bonecos quase centenários, Gilda e Coronel, confeccionado pelo itabiritense Quincas Malheiros, na década de 1920, como sátira ao Coronel Alves, morador ilustre de Itabirito na época. Além dos bonecos, a festa é animada pela Corporação Musical União Itabiritense. O Cordão da Nova vai desfilar pelo 27º ano consecutivo.

O Cordão da Velha desfila a partir das 21 horas, na sexta-feira, dia 1º de março. Já o Cordão da Nova sairá às ruas com as tradicionais marchinhas carnavalescas no dia 2 de março, a partir das 21 horas. As bandas de Itabirito são um bem imaterial da cidade.


Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS