25 DE MAIO DE 2019

Em Confins, Flash mob com Zé Pereira, de Ouro Preto, surpreende turistas


Ouro Preto
01 de março de 2019
Foto de Ane Souz

Quem escolheu visitar Minas nesse carnaval e desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves nesta segunda-feira (25/2) foi surpreendido com uma inusitada apresentação da agremiação folclórica reconhecida como ‘o mais antigo bloco carnavalesco em atividade do Brasil’.

O Zé Pereira do Club dos Lacaios surgiu na antiga capital da Província de Minas Gerais, Ouro Preto, organizado pelos lacaios, empregados do Palácio do Governo, para concorrer com o grupo carnavalesco da nobreza, Os Machadinhos. E, desde 1867 até os dias de hoje, sustenta a tradição de percorrer as ruas da histórica cidade com homens vestidos de capeta, os chamados ‘cariás’, que riscam o chão de pedra, tirando faíscas com suas lanças, e correm atrás da criançada, seguidos por bonecos gigantes e seus percussionistas.

No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o Zé Pereira, que completou 152 anos de existência, participou da gravação de um flash mob para divulgar a cultura mineira, e surpreendeu os viajantes que por ali passavam.

Mas quem perdeu não precisa ficar triste, pois o Zé Pereira ainda é um dos pontos altos do carnaval ouro-pretano. Todos podem participar dos seus desfiles, nos dias 01, 02, 03 e 05 de março, sempre às 20 horas, pelas ruas da histórica cidade mineira. O Zé Pereira do Club dos Lacaios sempre sai de sua sede, na ladeira de Santa Efigênia, no bairro Antônio Dias, em direção à Praça Tiradentes, passando pelo Largo do Marília, pelas ruas Bernardo Vasconcelos e Cláudio Manoel. Após desfilar na praça, principal cartão postal de Ouro Preto, ele retorna à sede pelo mesmo trajeto.

Confira esta e muitas outras atrações do Carnaval Patrimônio de Ouro Preto, um dos mais famosos do país, no site da Prefeitura.

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS