25 DE MAIO DE 2019

Saae promove limpeza da caixa de areia da ETE


Itabirito
15 de março de 2019


O Serviço de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito realizou na última sexta-feira (08/03) a limpeza da caixa de areia de sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O serviço é realizado semanalmente e tem o objetivo de preservar as condições de operação e garantir a vida útil do sistema.

A limpeza consistiu na retirada de 5 m³ de areia acumuladas, o equivalente a 5 mil litros. O tanque da Estação possui capacidade para armazenar 20 mil litros e tem como função acondicionar o excesso do material gerado no processo de tratamento do esgoto.

O material retido foi encaminhado para o leito de secagem na própria ETE, onde sofreu processo de desidratação e depois acabou descartado no aterro sanitário.

De acordo com o chefe da ETE, Raphael Silva, a remoção do excesso de areia serve para evitar que equipamentos vitais da Estação como tubulações e bombas, sofram sérios danos, que podem comprometer as operações da unidade, visto que o excesso desse material se transforma em abrasivo dentro do sistema, pois é composto, basicamente, por areia.

Raphael alerta para os problemas das ligações clandestinas das águas de chuva nas redes de esgoto, responsáveis por carregar areia para os tanques.

A limpeza, considerada complexa por se tratar de ambiente com altos índices de proliferação de bactérias, mobilizou servidores da autarquia devidamente treinados e preparados para esse tipo de operação, principalmente no quesito segurança.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

Localizada no bairro Marzagão, a ETE é responsável pelo processamento de  85% de toda a água residual produzida em Itabirito. Sua vazão atual é de 130 litros por segundo, tratando uma carga de 31,3 kg de material poluidor diluído no esgoto a cada 1.000 litros. 

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS