18 DE MARÇO DE 2019

Folia marianense ganha elogios pela limpeza e segurança


Mariana
15 de março de 2019
Foto de Pedro Ferreira

Pelo calçamento das ruas do Centro Histórico, a Banda dos Farrapos atraiu novamente uma multidão. Mas não foi somente o bloco que fez sucesso na segunda-feira, 4, quinto dia do Carnaval Mariana 2019 – Quem Samba Seus Males Espanta. O cortejo do Zé Pereira da Chácara com a Charanga Oi’tô Tonto também arrastou muitos foliões ao som de marchinhas e outras canções carnavalescas.

Tanto movimento aqueceu o comércio local. A Praça Gomes Freire, cercada de barzinhos e ambulantes, ficou lotada durante a tarde e a noite de ontem, impressionando a comerciante Silvana Bernardo. “Não notei nenhuma queda no comércio ou no movimento neste Carnaval. Nós não esperávamos tanta gente, porque estávamos com receio da chuva. Mas estiou e o público veio, está tudo muito gostoso e cheio”, observou.

Outro destaque da edição 2019 do Carnaval marianense foi a limpeza. Trabalhando em diferentes turnos, a equipe de limpeza urbana esteve nas ruas desde 5h para preparar a cidade para mais um dia de folia. De acordo com a varredora Beatriz dos Santos, a limpeza tem sido elogiada devido ao esforço de toda a equipe. “Nas ruas, estamos recebendo muitos elogios dos turistas, porque estamos trabalhando muito. Sempre tentamos fazer o que a gente pode para deixar tudo limpinho”, comentou Beatriz.

Assim como a limpeza, a segurança também é um marco desta edição da festa. Com o reforço de policiais destinado ao o 52º Batalhão da Polícia Militar, o bem-estar dos foliões foi garantido. Os postos de comando espalhados pelo Centro e o suporte da Guarda Municipal resultaram no baixo índice de ocorrências durante todo o período de folia. O socorrista Valdir Araújo observou que a segurança é um dos motivos pelo qual o Carnaval de Mariana é considerado ideal para as famílias. “É um Carnaval seguro, sem brigas, por isso não precisamos nos preocupar tanto com a segurança e nos liberamos mais para curtir com os filhos”, disse.

Escolas de samba

Além do desfile da Escola de Samba Mirim – Vila do Carmo, que demonstrou que o samba no pé não é somente para os adultos, a segunda-feira foi palco para a apuração dos desfiles das Escolas de Samba.

“Há muito tempo eu não via desfiles como o de ontem. Conseguimos perceber o esforço e o cuidado de cada uma das escolas e é isso que devemos valorizar. Todas as três escolas entraram na avenida com muita qualidade” ressaltou o Prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e acrescentou que o poder público está disposto a sempre incentivar a tradição das Escolas de Samba na cidade.

Com o enredo “Morro da Saudade vai chamar Francisco”, a Escola de Samba Morro da Saudade foi a campeã da edição 2019. Já a Escola de Samba Vila do Carmo e a Acadêmicos do Barro Preto alcançaram a segunda e a terceira colocação, respectivamente.


Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS