25 DE MAIO DE 2019

Incêndio em igreja de Ouro Preto liga alerta para condições do patrimônio histórico


Ouro Preto
15 de março de 2019


A 'porta Lateral da Nave' da igreja do Rosário pegou fogo na madrugada da segunda-feira (11), por volta das 04h, preocupando a população. Felizmente, o ocorrido não tomou grandes proporções e a igreja segue praticamente intacta. O Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto foi acionado por um taxista para combater o incêndio. Ao chegarem ao local, os bombeiros conseguiram debelar as chamas, impedindo que o fogo tomasse o interior da igreja.

Uma equipe formada por Débora Queiroz, moderadora do PAC das Cidades Históricas da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, o técnico do escritório do IPHAN em Ouro Preto, André Macieira, e também o responsável pela Paróquia do Pilar, Carlos Aparecido Caju, estiveram no local para verificar o estado da igreja. “Não houve danos no interior da edificação. Entretanto, a porta foi perdida, assim como uma parte do reboco do vão da porta do lado de dentro. Por sorte, havia um aparato interno atrás da porta, que provavelmente inviabilizou que o incêndio se propagasse ao interior da Igreja”, explicou Débora Queiroz.

Ainda não se sabe o que iniciou o incêndio, mas havia vestígios de vela próximo a porta. Os técnicos responsáveis da Secretaria de Cultura e Patrimônio e do IPHAN estão elaborando os laudos sobre a questão. A perícia foi realizada pela Polícia Civil que investiga o caso.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS