22 DE MAIO DE 2019

Semana Santa – Deus abençoe Ouro Preto!


Amenidades
29 de março de 2019


Não há como deixar de se emocionar com as cerimônias da Semana Santa em Ouro Preto. Independente da religião que a pessoa processe, nestes dias a cidade se resplandece em caridade e Fé. A cidade, em si, apresenta o cenário perfeito, e a religiosidade e crença do nosso povo complementam a história e a História. Personagens e pessoas se misturam, harmonizando a Paixão de Cristo em um clima que dispensa palavras. Bem sei que não faltarão os politicamente corretos a dizer que o espírito de caridade deveria ser uma constante, que nossa Fé deveria ser demonstrada o ano inteiro, etc. Não discordo. Mas como ainda somos muito imperfeitos para isto, aproveitemos a Semana Santa para nos imbuímos destes sentimentos. Já é um começo.

Estamos muito longe de seguirmos os passos de Jesus Cristo. Felizes os que conseguem, pelo menos, chegar perto disto. Então, quando temos a oportunidade de colocarmos a nossa gotinha de água no oceano, que o façamos, de coração aberto. Somos muito privilegiados! Nossa cidade nos remete à Fé. Aqui, em Ouro Preto, é impossível assistirmos às cerimônias como representações teatrais. Não! Nós fazemos a Semana Santa. O povo não vai às ruas para assistir, vai participar, e participa. Nas ruas, nas sacadas de suas casas, presentes nas procissões ou assistindo pela TV ou internet, nosso povo reza, crê, vivencia a Cristandade, em sua essência. Privilégios assim são raros.

Católicos, espíritas, evangélicos, candomblecistas, todos filhos do mesmo Pai Celestial, deixam de lado diferenças religiosas e se unem na Fé. Como diz o ditado, Deus é um só, os caminhos para chegar até Ele é que podem ser diferentes.

O sentimento é único e isto é lindo. Como nem tudo é perfeito, aparecem alguns “sem noção”, falando alto, atendendo celular, mas isto é raro, e a própria pessoa cai em si, quando percebe que não é hora nem lugar. O ambiente a faz perceber, Ouro Preto mostra para ela. A cidade cria vida, nestes dias. Ela vive triste, é verdade, mas vive intensamente. Sofre as dores de Nossa Senhora, sente as lanças da guarda romana e se crucifica com Jesus, para, também com Ele, ressuscitar ao terceiro dia.

O que acontece em Ouro Preto, o que o povo desta terra vivencia, é muito mais do que uma representação teatral. Somos nós, individualmente, que acompanhamos os passos de Jesus, orientados pelas palavras dos sacerdotes. Não é teatro, é vida. É Fé, em sua essência. Não existe benção maior. Deus abençoe Ouro Preto, na Semana Santa e em todas as semanas, de todos os anos.

Veja mais


Amenidades
10 de mai de 2019
Dia das Mães...

Amenidades
26 de abr de 2019
Sobrenome quatrocentão...















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS