21 DE JULHO DE 2019

Secretaria de Educação promove evento para marcar o Dia Mundial do Autismo


Mariana
12 de abril de 2019
Fotos de Eliene Santos

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para marcar essa data, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Coordenação de Educação Inclusiva, realizou diversas ações, entre elas o 1º Encontro “Família e Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, tendo como convidados pais de alunos autistas da rede municipal de ensino de Mariana.

O objetivo do encontro foi proporcionar aos pais um momento para a troca de experiências entre eles e oferecer orientações de um profissional que atua com pessoas com o transtorno autista, no caso, a terapeuta ocupacional, Sabrina Zopelaro. “A busca de informação é sempre importante. Essa roda de conversa, por exemplo, é útil tanto para os pais, que em alguns casos precisam de mais orientações, quanto para nós, profissionais, que estamos sempre buscando nos aperfeiçoar no serviço que é ofertado a eles”, destacou a terapeuta.

Em Mariana, há uma média de 40 alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais e CMEI’s. Para atendê-los, a SEMED oferece um acompanhamento com monitores individuais, além do acompanhamento no setor da saúde mental e assistência social. “Estamos sempre buscando melhorias para atender os alunos com a atenção que merecem, pois entendemos que o nosso maior desafio é encontrar maneiras de fazer com que a criança se sinta bem a vontade, pois cada um tem um jeito diferente de perceber os estímulos do ambiente”, destacou a secretária de educação, Aline Oliveira.

Gilma Graciela Vilas Boas, mãe da Maria Luiza, 10, aluna da escola Monsenhor José Cota, reforçou a importância da iniciativa da Secretaria e parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido. “Família e escola devem caminhar juntos e percebemos que isso está acontecendo. Fico muito feliz por ter acertado na minha decisão em ter mudado a minha filha da rede privada para a rede pública, pois percebo que os profissionais são melhores qualificados e os nossos filhos são abraçados pela escola, de um modo geral, e, principalmente, alunos”, afirmou.

SOBRE - O autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit na interação social, comunicação e comportamento. Em 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou todo 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Álbum de Fotos

Veja mais



















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS