21 DE JULHO DE 2019

Projeto Transvê completa cinco anos em 2019


Ouro Preto
12 de abril de 2019
Foto de Íris Zanetti

O Projeto Transvê Poesias, que surdiu em Ouro Preto, completa este mês cinco anos de fundação. Além de incentivar a leitura, o projeto promove a reciclagem, reutilizando garrafas long necks e jornais. Para celebrar a data, a iniciativa que já conquistou vários estados e países, promove intervenções poéticas em cinco estados brasileiro.

O idealizador do projeto, Anderson Valfré destaca que o “Transvê Poesias busca ampliar os horizontes artísticos, promovendo o acesso, gerando ações de sintonia entre artistas e a sociedade, por meio de reflexões sustentáveis em suas atividades”.

Atualmente o Tranvê desenvolve quatro frentes de atuações: Oficinas Literárias; Intervenções Poéticas; Produções Culturais e Workshops para Empresas. “Todas elas podem ocorrer individualmente ou conectadas. Acreditamos que não existe lugar que a arte não possa estar. Nos cabe a percepção de enxergar qual o caminho que iremos percorrer para organizar ela no contexto desejado”, ressalta Valfré.

Intervenção Poética

As Intervenções Poéticas começam na preparação do jornal que é colado no exterior da garrafa e logo após recebe um poema impresso sobrepondo este e a garrafa (prática oferecida na oficina). Após essa preparação, as garrafas poéticas seguem para a intervenção, ornamentando o lugar escolhido como praças, postes e árvores, levando a finalização do processo de concretização ao público. As garrafas ficam disponíveis gratuitamente para serem levadas pelas pessoas, motivando a leitura.

Em todo aniversário o projeto divulga o Edital MANDE POEMAS, para que poetas, de qualquer região, possam enviar suas obras. “A cada ano, buscamos aperfeiçoar e ampliar o alcance da leitura à poesia. São esses poemas que compõe as intervenções do aniversário do projeto”, pontua Anderson.

Esse ano o projeto recebeu mais de 320 poemas de 36 poetas de dois países e 13 estados. Para o aniversário de cinco anos, foi lançado um desafio ainda maior, realizar uma Intervenção Poética em Nível Nacional, que contou com apoio de diversas parcerias pelo país. Foram 20 cidades de 10 estados brasileiros cadastradas.

No próximo dia 13 de abril, a partir das 13hs, todas as cidades realizarão suas Intervenções, e Ouro Preto, onde tudo começou, terá Intervenção na Praça da Bauxita e Praça Tiradentes. Serão em torno de 1.600 garrafas compartilhadas gratuitamente, só nesse aniversário. Em cinco anos, foram partilhadas sete mil e 100 garrafas, segundo Valfré.

Histórico

O projeto surgiu em Abril de 2014 e com mais de quatro anos já possui em seu histórico mais de cinco mil e 600 garrafas poéticas espalhadas por todo Brasil e no exterior. Já foram realizadas 63 Intervenções Poéticas em Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia e São Paulo.

Mais informações e a programação completa em: www.transvepoesias.com

Veja mais



















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS