21 DE JULHO DE 2019

Prefeitura de Ouro Preto lança oficialmente Semana Santa de 2019


Ouro Preto
12 de abril de 2019
Foto de Michelle Borges

Na sexta-feira (5), a Prefeitura de Ouro Preto lançou oficialmente a Semana Santa de 2019. O encontro aconteceu na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Antônio Dias, e reuniu diversas autoridades que falaram sobre o tradicional evento.

Este ano, a Semana Santa de Ouro Preto terá duas novidades com a retomada de antigas tradições que estavam esquecidas. O Cônego Luiz Carneiro, pároco do Antônio Dias, disse que não há data certa de quando as tradições começaram, nem de quando foram interrompidas, mas documentos relatam que eram heranças da colonização portuguesa. “A presença portuguesa no Brasil, de modo em especial em Minas, é muito forte. Há mais de dois anos fizemos um levantamento de todos os históricos das paróquias, irmandades e ordens, e descobrimos muita coisa bonita que podemos resgatar. Uma delas irá acontecer na terça-feira (16) da Semana Santa, na volta da imagem de Nossa Senhora das Dores, que vai para a Igreja do Pilar depois do Encontro. No trajeto da procissão haverá visitas aos Passinhos com cânticos de Motetos, que são pequenos trechos bíblicos cantados em latim. O momento se refere ao sofrimento que Nossa Senhora passa depois da morte do filho”, revela. Outro momento será um Cortejo que relembra a Prisão de Jesus, que não acontece há mais de 100 anos, segundo o Pároco. A procissão acontece na Quinta-feira (18) Santa, depois do Lava-Pés, que este ano será em frente à igreja São Francisco de Assis.

As manifestações nos tapetes foi outro tema abordado no lançamento do tradicional evento. Cônego Luiz ressalta que não é contra as manifestações, mas que elas devem acontecer em momento e local apropriado. “As pessoas precisam compreender que o sentido do tapete na Procissão da Ressurreição é o sentido devocional, para homenagear a Cristo, que nem todos creem, mas é preciso respeitar. É momento de protestos de amor à Eucaristia, ao Cristo ressuscitado”, reforça.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Guerra, falou sobre a divulgação do evento, que chegou a ficar comprometido com a informação de que a cidade seria atingida em caso de rompimento de barragem. “Nós montamos um plano de divulgação em conjunto com empresários e instituições da cidade para deixar claro que a cidade não corre nenhum risco de ser tomada pela lama. E o resultado foi muito bom, pois segundo dados que obtivemos da rede hoteleira é de que uma pesquisa de estatística revela que a taxa de ocupação nos hotéis já chega a 70%”, destaca.

21 de abril

Neste ano, a cerimônia do dia 21 de abril irá coincidir com a Procissão da Ressurreição, que ocorre no Domingo de Páscoa. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, a cerimônia em homenagem a Tiradentes foi dividida em duas partes. Haverá um momento simbólico da cerimônia cívica com a deposição da coroa de flores na Praça Tiradentes, mas sem a montagem de palanques como nos anos passados. Já a entrega das medalhas e os discursos serão realizados no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Segundo o Prefeito Júlio Pimenta, a cerimônia continuará sendo simbólica, porém com menos transtornos para a cidade.

Veja mais



















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS