22 DE MAIO DE 2019

Caminhadas na Natureza: atividade contemplativa, lazer e turismo lado a lado em Itabirito


Itabirito
26 de abril de 2019


Associando atividade contemplativa, lazer e turismo em meio a paisagens naturais de tirar o fôlego, as Caminhadas na Natureza são sucesso em Itabirito. Realizado desde 2007 na cidade, recordista em circuitos no estado de Minas Gerais, o projeto permite aos participantes desbravar circuitos que contemplam cenários como os históricos distritos de São Gonçalo do Bação e de Acuruí, no trajeto da Estrada Real.

"As Caminhadas na Natureza não são de modalidade competitiva, mas sim contemplativa e a cada edição que realizamos esse conceito é mais evidenciado pelo público. Nosso objetivo maior é oferecer aos moradores e visitantes opções de lazer no município e para o empreendimento que recebe o evento um aquecimento econômico e formação de público que pode consumir o local em outras datas", destaca a diretora municipal de Turismo, Michilene Rodrigues.

A última edição, por exemplo, contou com 195 inscritos. No dia 14 de abril, os caminhantes desbravaram o circuito das Cachoeiras, na região de Acuruí. Para quem participou, ficou o sabor de quero mais.

"As Caminhadas na Natureza, além de muito divertidas, com muita conversa boa e paisagens magníficas, são recheadas de conhecimentos ecológicos. A equipe, como sempre muito atenciosa e prestativa, nos guia com tranquilidade e segurança. Pude conhecer lugares que jamais imaginei pisar e trago na lembrança sentimentos maravilhosos com os quais retorno dessas aventuras. Ao fim da caminhada, a única pergunta é quando eu poderei repetir a dose. Super recomendo", exalta Alexandre Ferreira Lima, morador do bairro Santa Efigênia.

Sentimento compartilhado com Andréa Roseane Oliveira Gonçalves, do bairro Santa Rita, que fez sua estreia na última edição. "Sempre quis participar, mas esquecia a data, às vezes não dava para ir mesmo. Mas, dessa vez, uma amiga convidou e a turma toda animou. Foram quatro pessoas. Adorei! Sou de Itabirito e só conhecia a Cachoeira do Cruzado naquela região. Foi uma manhã de domingo excelente, com direito a banho de cachoeira. Agora já estou com o calendário aqui e quero ir a todas. Parabéns pelo belo projeto", acrescenta.

As Caminhadas na Natureza são realizadas pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo - Comtur e com a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social - Anda Brasil. Com foco contemplativo, os trajetos têm, em média, dez quilômetros.

A próxima edição acontecerá no dia 18 de maio, quando o distrito de São Gonçalo do Bação receberá a caminhada noturna. Confira o calendário oficial e mais informações no site: http://itabirito.caminhadas.info

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS