24 DE AGOSTO DE 2019

Comunidade de Cláudio Manoel comemora 3ª edição do Dia do Lugar


Mariana
10 de maio de 2019
Fotos de Eliene Santos

Valorizar as diversas formas de manifestações culturais, artísticas e gastronômicas, esse é o objetivo do Dia do Lugar, um evento promovido pela Secretaria de Cultura que chega em todos os cantos de Mariana. Neste final de semana, 4 e 5, foi a vez de Cláudio Manoel, distrito localizado à 46km de Mariana, receber, pela terceira vez, o programa.

O prefeito Duarte Júnior prestigiou o evento com a sua família e parabenizou os moradores por abraçar o programa e se envolver diretamente na organização. “A minha maior alegria é ver a comunidade envolvida nos eventos que promovemos. Fiquei extremamente satisfeito quando cheguei e vi o engajamento de cada morador, o quanto eles se preocupavam em receber quem vinha de fora. É uma alegria muito grande ver tanta gente unida, valorizando a sua cultura”, disse Duarte.

Para os moradores do distrito, como, por exemplo, para o diretor da Casa do Artesão, Gilson Roberto Ferreira, o Dia do Lugar é um evento importante e uma oportunidade, principalmente para os artesãos. “É em eventos como esse que expomos o nosso trabalho. É um momento para divulgarmos o nosso trabalho e o quanto Cláudio Manoel é rico em história”, afirmou.

Festival de comida - Além das diversas atrações culturais, como shows com artistas locais e apresentação da banda São Sebastião, do distrito, a comunidade pôde prestigiar feiras de artesanato e gastronomia e o 1º Festival de Comida da Roça que premiou o melhor prato salgado e de sobremesa. Ao todo, 9 pratos salgados e 7 pratos doces foram avaliados. Os critérios eram utilizar frango como produto principal no prato salgado e produtos da terra para a sobremesa.

Depois de algumas garfadas, finalmente os nomes das campeãs foram divulgados. Tânia Maria Crispim de Miranda conquistou o paladar dos jurados com a galinhada com pirão e levou o prêmio máximo. “Não esperava ganhar, mas consegui e fiquei muito feliz. Amo cozinhar e tenho certeza que esse foi o diferencia na hora de montar o prato”, destacou.

A sobremesa escolhida foi o mamão espelhado, prato preparado por Maria Júlia Fernandes da Costa. “Decidi participar desse festival e apresentar algum prato bem simples. Fui no meu quintal e colhi o mamão e os cravos e preparei o doce com todo o carinho. Fiquei muito feliz com a vitória. Esse Festival é um incentivo para todos que gostam de cozinhar”, disse a moradora do distrito.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS