22 DE MAIO DE 2019

Eleição para prefeito e vice de Itabirito ocorre dia 7 de julho


Itabirito
10 de maio de 2019


A eleição extemporânea para prefeito e vice-prefeito em Itabirito foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) para acontecer no dia 7 de julho. A decisão foi publicada na segunda-feira (6) quando foram aprovadas as resoluções que tratam do assunto.

De acordo com o calendário eleitoral, as convenções para escolha dos candidatos a prefeito e a vice-prefeito ocorrem de 29 de maio a 02 de junho, mas alguns nomes já surgem como possíveis candidatos. Já o requerimento do registro de candidatura dos concorrentes deverá ser entregue no cartório eleitoral no dia 06 de junho, às 19h. A partir do dia 7 de junho, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução 23.457/2015, que segue as regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, pela Lei 9.504/1997. Todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem estar julgados pelo TRE-MG e as respectivas decisões publicadas.

A partir de 6 de junho até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral de Itabirito irá funcionar das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Desde abril, a Prefeitura de Itabirito é administrada interinamente pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Arnaldo Pereira dos Santos (PMDB).

Motivação

A nova eleição em Itabirito é consequência da cassação da chapa eleita em 2016, composta por Alexander Silva Salvador de Oliveira (PSD) e Wolney Pinto de Oliveira (DEM). Em janeiro, eles foram condenados pelo TRE, que considerou abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros durante a campanha. Segundo o processo, eles teriam recebido doações de pessoas jurídicas (empresas) que usaram funcionários e parentes para repassá-las à campanha eleitoral. Além da cassação dos diplomas, os juízes decretaram a inelegibilidade de ambos.

Agora a chapa recorre à decisão por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. No início de abril, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do TSE, negou ação cautelar, com pedido de liminar, em que o vice-prefeito Wolney requeria seu retorno ao cargo.

Pré-candidatos

A reportagem do jornal O Liberal entrou em contato com alguns pré-candidatos que confirmaram o interesse em concorrer ao cargo de chefe do Executivo municipal. São eles, por ordem alfabética:

  • Ilacy Simões (PDT)
  • Luís Niquini (PSDC)
  • Matheus Baldi (Patriota)
  • Maximiliano Baeta Fortes (Max Fortes-PSB)
  • Orlando Caldeira (PPS)
  • Renê Américo da Silva (Renê Butekos-PSDB)
  • Ricardo Oliveira (PPS)
  • Rodrigo Campos Chagas (Rodrigo do Porco-PSD)
  • Thiago Toledo (PC do B)
  • Sérvulo (Psol)

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS