19 DE JULHO DE 2019

III Semana da Leitura movimenta a cidade e abre as portas para a cultura e o conhecimento


Ouro Preto
10 de maio de 2019
Fotos de Ane Souz

No período de 29 de abril a 03 de maio, a Prefeitura e a Ufop realizaram a III Semana da Leitura de Ouro Preto, que abordou, neste ano, o tema Leitura, conectividade e sustentabilidade.

Estima-se que cerca de 1500 participantes e 33 instituições, entre escolas e creches, foram envolvidos em sua intensa e diversificada programação, que contou com 13 rodas de conversas,19 intervenções culturais, 20 oficinas e várias contações de histórias. Houve ainda o Brechó Literário, que possibilitou a troca de livros durante a semana.

A secretária de Educação Rosa Ana Xavier destacou o sucesso da iniciativa da equipe do Departamento de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, a atuação dos vários  parceiros e apoiadores, e a participação dos alunos voluntários da UFOP: “a Semana significou um ganho muito grande na promoção da leitura como um objeto de prazer e liberdade, proporcionando aprendizagem a todos”, disse a secretária. Espera-se que o evento passe a integrar o calendário acadêmico da UFOP e da rede municipal de ensino.

Durante quatro dias, a III Semana da Leitura de Ouro Preto mobilizou educadores e alunos de todos os níveis de ensino com atividades com literatura, música, dança, poesia, além de exposições e os Cantinhos de Leitura, sendo um sensorial, com contações de histórias em Libras. O evento, que abordou as diretrizes e eixos do PNLL (Plano Nacional de Livro e Leitura), contou ainda com a participação da Trupe Arreda pra cá: Contadores de Histórias, do grupo  Quem quiser que conte outra, do DPRO/Casa do Professor e da editora Aletria, do Coral da UFOP e o Mãos que Cantam, da APAE, do grupo de Seresta Renascer, das Pastorinhas do Padre Faria, do Grupo LESMA de Lafaiete, da Kombatuque Samba Preto e do Causos de Basêro.

As ações ocorreram no Centro de Convenções da UFOP, mas outros espaços ,como a Biblioteca Pública de Ouro Preto, a Casa de Cultura do Padre Faria, o Clube Recreativo Sebastianense (Morro São Sebastião), e o Museu Casa Guignard também foram contemplados. Escolas da rede municipal, tanto na sede como nos distritos, receberam a visita do Carro Biblioteca da UFOP.

Já a exposição do artista plástico homenageado, o ouro-pretano Vandico, esta permanece aberta para visitação até dia 24 de junho, de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde, GLTA (Rua Paraná, 136, Centro, Ouro Preto).

Álbum de Fotos

Veja mais



















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS