16 DE SETEMBRO DE 2019

Academia Orquestra Ouro Preto faz concertos de estreia em Ouro Preto e Belo Horizonte


Ouro Preto
10 de maio de 2019
Foto de Íris Zanetti

Apresentações marcam debut de grupo de jovens em projeto social da Orquestra Ouro Preto

A Academia Orquestra Ouro Preto, formação jovem da Orquestra Ouro Preto, promove concertos de estreia de suas atividades, com apresentações nos dias 10 e 11 de maio, em Ouro Preto e Belo Horizonte, respectivamente.

Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o debut em Ouro Preto será às 20h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Já no dia 11, o concerto acontece em Belo Horizonte, na Fundação de Educação Artística, às 20h. A entrada para ambos os concertos é gratuita. Em Belo Horizonte, as senhas para o concerto serão retiradas uma hora antes do concerto.

A Academia Orquestra Ouro Preto é patrocinada pela SulAmérica, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania.

Depois de muitos ensaios, atividades práticas e teóricas que aconteceram ao longo de dois meses, os jovens da Academia Orquestra Ouro Preto se preparam para uma estreia em grande estilo. A apresentação promove um passeio por diferentes momentos da música de concerto, com um repertório versátil, formado por “Mourão”, de Guerra-Peixe (1914 – 1993), “Suíte Saint Paul”, assinada por Gustav Holst (1874 – 1934), “Toada e Desafio”, de Capiba (1904 – 1997), o “Prelúdio das Bachianas Brasileiras Nº4”, de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) e o tango de Astor Piazzolla (1921 – 1992) em “La Muerte Del Angel”.

Academia Orquestra Ouro Preto

Inspirada pela vocação musical do estado e ciente das dificuldades de músicos e musicistas em seguir a carreira profissional no campo da música de concerto, a Orquestra Ouro Preto inaugurou, em março, a Academia Orquestra Ouro Preto. O projeto, que já nasceu como referência em Minas Gerais, é formado por instrumentistas entre18 e 28 anos de idade que têm em comum a paixão pela música, enxergando nela um futuro promissor e porta de entrada para a transformação de realidades sociais por meio da cultura.

A ideia da Academia é aperfeiçoar e lapidar o talento de jovens violinistas, violistas, cellistas e contrabaixistas já iniciados, mas que encontram uma série de obstáculos para dar prosseguimento ao sonho de se tornarem profissionais, sobretudo, devido ao alto custo dos investimentos, o que acaba por afastar um grande número de pessoas com potencial e vivência necessária para se inserirem no mercado da música.

Com sede no Sesc Palladium, em Belo Horizonte e atividades semanais, a Academia conta, atualmente, com 22 alunos e alunas, de diferentes regiões do estado, que participaram de um processo seletivo em janeiro último, com 140 candidatos inscritos. Os aprovados vem recebendo uma bolsa no valor de R$700,00 por mês, além de material didático cedido gratuitamente, num formato inédito no que tange o incentivo para estudo e prática da música no país. As atividades são presenciais e ministradas por músicos e professores da Orquestra Ouro Preto. Vale lembrar que os instrumentistas que se destacarem durante o processo didático-pedagógico, terão a oportunidade de fazer parte do grupo de músicos da Orquestra Ouro Preto.

Rodrigo Toffolo, diretor artístico, regente titular da Orquestra Ouro Preto e idealizador da Academia, aponta que a iniciativa foi construída sob o signo da inclusão, enfatizando os valores artísticos da Orquestra e sua forma de fazer música, que a elevaram ao status de uma das mais importantes e premiadas formações orquestrais do país. “A Academia é a materialização de um sonho antigo e mais um passo importante na história da Orquestra Ouro Preto. Queremos mostrar para esses jovens a música como modo de vida possível, e dar oportunidades de inserção no mercado, através de um trabalho prático e, sobretudo, humano. Uma maneira diferenciada de fazer música, algo que o público poderá apreciar nos concertos de estreia”, comenta Toffolo, lembrando da ansiedade dos alunos, especialmente aqueles que nunca tiveram a oportunidade de se apresentarem profissionalmente.

Álbum de Fotos


Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS