19 DE JULHO DE 2019

Mariana recebe Expedição Piracicaba


Mariana
17 de maio de 2019


Para promover estudos sobre a qualidade da Água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, irá promover uma expedição que percorrerá um trecho inédito. Traçando o percurso esde a nascente, na cidade de Ouro Preto, até a foz, em Ipatinga, o evento terá início oficial, em Mariana, no dia 26 de Maio, na Praça Gomes Freire (Jardim), a partir das 11h.

O evento contará com a participação de autoridades, gestores que atuam com a questão hídrica, e com lideranças ambientais e sociais. O principal objetivo da expedição é mobilizar as cidades da bacia em prol da revitalização do curso d’água e conhecer a realidade atual do rio Piracicaba. Durante a expedição, os navegantes e uma equipe de terra, irão passar nas 21 localidades que compõem a bacia.

Além de pesquisadores e equipe de apoio, a expedição contará com 24 pessoas, que percorrerão os 241 quilômetros do Rio Piracicaba em caiaques, com uma parte do trajeto via deslocamento terrestre, em 11 dias. O evento será finalizado em 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A expedição, vai gerar um amplo diagnóstico já realizado na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e um dos mais completos do Brasil. Um laboratório móvel da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), acompanhará, e ficará responsável por receber amostras e iniciar a análise de alguns parâmetros ainda em campo. Os dados obtidos, serão comparados com os resultados de pesquisas realizadas em 1986, 1989,1993 e 1999.

Serão produzidos registros audiovisuais de todo o percurso e das atividades promovidas, uma exposição fotográfica itinerante nas cidades da bacia entre 2019 e 2020 e a publicação de uma revista que trará a participação de cada município no projeto. A expectativa é de que 20 mil pessoas participem das ações socioambientais e culturais.

Confira a programação da cidade de Mariana - Dia 26 de maio

  • 10h - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Praça Minas Gerais
  • 11h - Abertura do lançamento da expedição, Praça Gomes Freire (Jardim). Logo após, carreata até onde nasce o Piracicaba e visita a nascente e instalação de Totem indicativo.

Veja mais



















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS